Este período do ano é um dos mais esperados para quem gosta das tradicionais quermesses e que por um longo período, por causa da pandemia, foram suspensas de forma presencial. Cada comunidade precisou se adaptar com o cenário e preparar algo para atender ao público e também ajudar financeiramente as paróquias. Em 2020 e 2021, por exemplo, cada igreja organizou eventos de forma Delivery e tiveram uma boa aceitação.
Porém, agora, com a flexibilização e a liberação de eventos com público, essas festividades voltaram a fazer parte da agenda, como as pessoas esperavam, de forma presencial, sempre com boa comida, música e alegria.
Uma das mais aguardadas é a quermesse da Paróquia Nossa Senhora Aparecida que, em outubro do ano passado, já retomou recebendo os adeptos, porém esta edição será praticamente a retomada oficial. “Após um período longo de impossibilidade de realizar confraternizações, festas e eventos e mesmo diante da realidade ainda existente, do vírus da Covid, porém de uma forma mais amenizada, podemos voltar a tais momentos muito importantes para famílias e comunidades eclesiais (igrejas). Assim sendo, nossas comunidades cristãs católicas, se organizam de forma prudente, atenciosa e alegre retomando as festividades em seus espaços, onde a família pode desfrutar de momentos agradáveis e de convivência fraterna, através das quermesses e promoções festivas, sem deixar de lado, a caminhada espiritual”, destacou o Padre Renato Luís Andreato da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
O padre destaca que a organização está a todo o vapor para o festejo que vai acontecer no mês de julho. Ressalta que mediante prudência, aqueles que não se sentem ainda à vontade, ou que passam por algum momento de possíveis fragilidades quanto à saúde (gripes, tosse, estado febril), sejam responsáveis. “As igrejas promovem tais eventos, para não deixarem manifestações e convivências como essas (festividades) serem esquecidas com o tempo. Caso você se sinta à vontade e com segurança, estamos com alegria, promovendo momentos da paz, fraternidade, alegria e descontração em ambientes saudáveis e familiares em nossas festas das igrejas”, ressalta.
Como em todas as edições, equipe de voluntários estará empenhada para preparar as inúmeras delícias como porção de polenta frita, polenta mole, cuscuz mole, espetinhos, lanche de pernil, hambúrguer, cachorro-quente que poderão ser apreciados em todos os dias da confraternização.
A expectativa é de receber milhares de pessoas ao longo das datas. Recentemente a Capela Nossa Senhora das Graças, que pertence à Igreja Aparecida realizou também a tradicional Quermesse, dando início a este momento do ano.
Igreja Matriz de São João Batista
Um dos eventos mais aguardados também e que já tem data marcada, é a tradicional quermesse da Igreja Matriz de São João Batista, realizada na praça da Liberdade, local em que a estrutura já está sendo montada. O evento acontece em homenagem ao padroeiro da cidade e acontece dentro da programação de aniversário do município. Sempre com grande presença de público da cidade e da região, a festividade também oferece delícias da gastronomia típica das festas juninas, com cardápio variado. Além dos pratos, doces e salgados, feitos e servidos com capricho por dezenas de voluntários, a atração também contará com música ao vivo e barracas com brincadeiras que divertem crianças e adultos.
A Festa do Padroeiro começa na sexta-feira (3), às 19h30, com missa e benção aos festeiros. A quermesse ocorre nos dias 4, 5, 10, 11, 12, 16, 17, 18, 19, 23, 24, 25, 26 de junho sempre a partir das 19 horas, na Praça da Matriz.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação