O ano foi muito difícil para a grande maioria e a chegada do natal, principalmente, tem levado à reflexão e agradecimentos. E mesmo sem poder reunir muita gente, a data não deve passar em branco, muitos fazem questão de celebrar e com isso, também demonstrar o carinho através dos presentes.
Uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Offer Wise Pesquisas, apontou que 54% dos consumidores devem presentear alguém no Natal deste ano.
De acordo com o levantamento, os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos/filhas (59%), o cônjuge (45%) e as mães (45%), sendo que o presente mais caro será destinado aos filhos/filhas (27%). Entre os entrevistados, 25% pretendem comprar até dois presentes, e 33% entre três e quatro presentes. Em média, os entrevistados devem comprar 3,6 itens.
Os produtos mais buscados por quem vai presentear são roupas (57%), brinquedos em geral (38%), perfumes e outros cosméticos (31%), e calçados (31%). O ticket médio – ou seja, o valor a ser investido pelo consumidor em cada presente – será de R$ 108,78.
O Diário do Rio Claro, para ajudar o leitor, preparou o Guia de Compras com parceiros que oferecem produtos diferenciados e condições para a realização da compra. “Neste período, as pessoas procuram muito as armações solares para presentearem. E como comerciantes esperamos sim, nesta época do natal, ter uma demanda maior”, comenta Monica Ricci, proprietária da Ótica Prisma, loja instalada em Rio Claro há 12 anos, localizada na Rua José Felício Castellano, número 2558, bairro São Miguel.
O setor não precisou ficar com as portas fechadas ao longo da pandemia. “Nós trabalhamos normal pois somos um serviço essencial, por isso tivemos horário especial, para atender aos nossos clientes”, ressalta.
E o mercado em geral para se manter precisa se adaptar, inovar e oferecer condições ao consumidor é o que também procura fazer. “De promoção temos um vale presente, pois solares é algo bem pessoal e que varia de gosto, assim a pessoa pode escolher qual fica melhor em seu rosto. Também oferecemos parcelamento em até 10 vezes no cartão de crédito, sem juros. Além do nosso crediário próprio, bem facilitado”, salienta Monica Ricci.
VESTUÁRIO
O ano de 2020 exigiu também a inovação por vendas online, porém a comerciante Alda Bielça não precisou se adaptar tanto, já que, há muito tempo realiza este tipo de serviço. Desde o início dos trabalhos com a Bielça Modas, há 30 anos, o serviço sempre foi pelo delivery, o que tornou seu diferencial e especialidade, com o passar do tempo, também online. “Atendo meus clientes com hora previamente marcada. Trabalho com moda feminina, modinha e Plus Size”, destaca a comerciante que também almeja um crescimento nas vendas. “Tem o dia das mães, dia dos namorados, mas este período é o mais esperado realmente, embora este ano ter sido muito difícil”, destacou.
Para quem está buscando um look especial para as datas de fim de ano, Alda já avisa. “Praticamente todo meu estoque está com preços promocionais e as condições de pagamento também são especiais, no cartão de crédito ou débito, e dependendo o valor em até 5 vezes”, recomenda.
Fotos: Divulgação