Já são quase 125 anos de uma tradição que passa de pai para filho. Com mais de 100 anos, o trabalho em família é um dos segredos para o sucesso da Casa Timoni, em Rio Claro, localizada na Rua 1, esquina com a Avenida 6, no Centro.
E toda história no comércio começou com o tataravô Maurício Timoni, passou para o bisavô Antonio Timoni, para o avô José Rodini e agora está em fase de transição do pai Sérgio Luiz Timoni Rodini e o tio José Carlos Timoni Rodini para os filhos Marcelo Cerri Rodini e Maria Cecília Rodini.
“Me formei como engenheiro e trabalhei em algumas empresas, mas sempre pensando em dar continuidade no comércio da família. Faz dois anos que comecei a trabalhar com meu pai na Casa Timoni. Está sendo uma tarefa difícil e, ao mesmo tempo, recompensadora.
O maior obstáculo é aprender a diversidade de todos os produtos que a loja oferece, além dos macetes que meu pai desenvolveu como comerciante durante todos esses anos”, conta Marcelo, que não esconde a admiração diária que sente pelo pai.
Para manter a união e os bons resultados, o comerciante destaca que o respeito está acima de tudo. “Sempre que quero fazer alguma mudança, consulto o meu pai para saber se ele já tentou, se deu certo e qual a sua opinião. Sempre pensando em seguir seus passos, manter a tradição, ao mesmo tempo modernizando a dinâmica do comércio”, destacou Marcelo.
O pai, Sérgio Luiz Timoni Rodini, de 71 anos, casado com Renata Vitols Cerri Rodini, teve dois filhos: Felipe e Marcelo. Hoje, vovô do Bernardo, Olívia e Betina. Além de continuar se dedicando ao trabalho e negócios da família, nem é preciso dizer que os melhores momentos têm sido ao lado dos netos. “Ser pai e avô é uma responsabilidade grande, mas muito gratificante. Faço com muito amor e felicidade de saber que essa história vai continuar”, afirmou Sérgio Timoni.
Marcelo e a esposa Sofia Leonardi Etchebehere Rodini são pais da pequena Olívia, de dois anos, que chegou para trazer grande significado para todos.
“Ser pai significa ter um amor incondicional à pessoa que você trouxe ao mundo, muita responsabilidade e dignidade para criá-los nos dias atuais. Tento sempre seguir o exemplo do meu pai, que nos criou e nos ensinou a diferenciar as coisas boas das ruins”, declarou Marcelo.
Pai e filho destacam que todos os momentos juntos são de aprendizado, mesmo aqueles em que não estão dentro da empresa, que se tornam ainda mais prazerosos e eternos. Para isso, aproveitam viagens, almoços e jantares em família e, principalmente, boas conversas durante o café.