Na manhã desta terça-feira dia 24 Adelon dos Santos Cruz, de 38 anos, enfrentou momentos de tensão enquanto realizava a limpeza do edifício Office Tower em Rio Claro. Utilizando um sistema de rapel para a execução do trabalho, Adelon, conhecido como Deley, ficou suspenso a 30 metros de altura após ser surpreendido por uma forte rajada de vento.
De acordo com o trabalhador, o dia começou com clima favorável para o trabalho, mas dez minutos após iniciar a descida, o tempo mudou bruscamente. “O vento veio muito forte, jogou-me para o lado e a corda acabou embaraçando, travando o equipamento. Fiquei preso lá em cima, sem conseguir subir ou descer”, relatou. Deley comunicou sua equipe, que rapidamente acionou o Corpo de Bombeiros.
A operação de resgate mobilizou sete viaturas e cerca de 20 bombeiros de Rio Claro, Cordeirópolis, Limeira e Piracicaba. O Tenente Olivato, do 16º Batalhão, explicou que, devido à inclinação do terreno e à presença de fiação elétrica, não foi possível usar a viatura aérea para o resgate. Equipes preparavam uma operação de rapel quando, por sorte, o vento cessou e Adelon conseguiu desembaraçar as cordas, descendo com segurança até o solo.
Apesar do susto, Adelon não sofreu ferimentos graves. “Foi Deus quem me ajudou, porque eu não sabia se conseguiria sair de lá”, afirmou emocionado, lembrando que esta não foi a primeira vez que passou por uma situação semelhante.
A operação dos Bombeiros foi finalizada sem incidentes, e o profissional passa bem.
Foto: Diário