A Toyota venceu domingo (12) as 24 Horas de Le Mans, mais importante prova de endurance do planeta. O trio formado por Brendon Hartley, Sébastien Buemi e Rio Hirakawa tomou a liderança na sétima hora da corrida disputada no circuito de La Sarthe e não saiu mais desta posição, garantindo a vitória na terceira etapa do Mundial de Endurance.
A segunda posição ficou com o outro Toyota do grid, este conduzido por José María López, Mike Conway e Kamui Kobayashi, que comandaram a corrida durante as primeiras seis horas de prova. A Glickenhaus viu o trio formado por Ryan Briscoe, Richard Westbrook e Franck Mailleux terminar na terceira posição, distante cinco voltas dos vencedores.
O brasileiro Pipo Derani, ao lado de Romain Dumas e Olivier Pla, levou o segundo protótipo da Glickenhaus ao quarto lugar. Já a Alpine, que enfrentou problemas ao longo da corrida, fechou com o quinto lugar entre os Hypercars com André Negrão e os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere.
Os brasileiros da LMP2 tiveram bons desempenhos. Felipe Nasr ajudou a Penske, time que também conta com Dane Cameron e Emmanuel Collard, terminar na quinta colocação. Já Pietro Fittipaldi fez a volta mais rápida do protótipo número 43 da Inter Europol, que terminou na 14ª colocação ao lado de David Heinemeier-Hansson e Fabio Scherer.
Na LMGTE-Pro, Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Frederik Makowiecki venceram com um Porsche. A segunda posição ficou com a Ferrari da AF Corse do brasileiro Daniel Serra, com Alessandro Pier Guidi e James Calado, que chegaram 42 segundos atrás dos vencedores. A outra Ferrari da AF Corse, esta com uma tripulação formada por Miguel Molina, Antonio Fuoco e Davide Rigon, completou o pódio. Já a Riley, de Felipe Fraga, Sam Bird e Shane van Gisbergen, ficou com a quinta posição.
Por E. Cortez