A Toyota está imbatível no Mundial de Endurance (FIA WEC) em 2023. A corrida de 6 Horas de Fuji, realizada na madrugada de sábado, foi a sexta da temporada até o momento, e a quinta com vitória da fabricante japonesa. A única exceção foi justamente a corrida mais importante do ano, as 24 Horas de Le Mans, que ficou com a Ferrari.
A vitória na categoria Hypercar – e no geral – ficou com o GR010 de número #7, do trio composto por Kamui Kobayashi, Mike Conway e Jose Maria Lopez. Completou a dobradinha da Toyota, o #8 conduzido por Brandon Hartley, Sebastian Buemi e Ryo Hirakawa. Fechando o pódio, o Porsche 963 de número 6, do trio Andre Lotterer, Laurens Vanthoor e Kevin Estre. Com o resultado, a Toyota sacramentou o título de construtores com uma rodada de antecedência.
Na categoria LMP2, vitória da equipe WRT. O trio do carro #41, composto por Robert Kubica, Rui Andrade e Louis Deletraz faturou a corrida. A United, que chegou a ter seus dois carros nas primeiras posições da classe, terminou com o #22 em 2º, com Filipe Albuquerque, Philip Hanson e Frederick Lubin. O último lugar do pódio ficou com o outro carro da WTR (#31), com Robin Frijns, Ferdinand Habsburg-Lothringen e Sean Gelael.
Na GTE Am, vitória da Ferrari- A 488 GTE #54 da equipe AF Corse superou o poderoso Corvette e venceu na categoria de carros GT. O trio vencedor é composto por Davide Rigon, Thomas Flohr e Francesco Castellacci. O segundo lugar foi de outra Ferrari, o #57 da Kessel, pilotado por Scott Huffaker, Takeshi Kimura e Ritomo Miyata. Miyata substituiu Daniel Serra momentaneamente. O Corvette #33, já campeão, ficou em 3º (trio: Ben Keating, Nicolas Varrone e Nicky Catsbug).
Brasileiros não vivem grande dia
O brasileiro mais bem colocado na classificação geral foi Pietro Fittipaldi, que corre pela Jota, na LMP2. Pietro, principal piloto da equipe, foi quem conduziu o #28 por mais tempo, mas pegou o carro já após um entrevero com um Jota da Hypercar. Ele ainda conseguiu levar o carro ao 2º lugar por um tempo, mas o pit stop extra cobrou seu preço no final, e o carro terminou 6º lugar da classe, 16º no geral.
André Negrão, que corre pela Alpine na LMP2, teve fim de semana para esquecer. Com o ritmo fraco do carro #35 em todas as atividades em Fuji, seu trio não pôde ir além do 11º e último lugar da classe, 21º no geral.
João Paulo de Oliveira foi o único a correr na categoria principal, a Hypercar. O brasileiro de longa carreira no Japão foi chamado para correr pela Vanwall. A equipe conta com o carro mais fraco da classe por larga margem, uma vez que é o único a não contar com sistema híbrido. Para piorar, um problema na parte final da prova fez com que o carro perdesse vários minutos na garagem. No fim das contas, 11º lugar na categoria e 22º no geral.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação