Na tarde de ontem (16) equipes da prefeitura atuavam na retirada da torre que foi instalada há alguns anos no final da Avenida Visconde do Rio Claro, próximo ao Lago Azul. O monumento conhecido como “Torre Eiffel” acabou se tornando um ponto turístico da cidade para muitas pessoas que faziam fotos em frente à estrutura. Recentemente, a prefeitura determinou a transferência, o que gerou um grande impasse entre a população.
A prefeitura, por meio de nota, justificou os motivos da mudança. “O objetivo da transferência é oferecer segurança para as pessoas que costumam fazer fotos na torre, uma vez que na rotatória da Avenida 32 as pessoas ficam expostas aos perigos do trânsito que é de intenso movimento de veículos. Além disto, o local onde a torre estava instalada não oferece acessibilidade para as pessoas com deficiência”, informou em comunicado ao Diário do Rio Claro.
A finalização dos trabalhos tinha a previsão para seguirem até a manhã desta quinta-feira, para desmontagem, transporte e instalação. “Como a torre foi confeccionada em módulos, sua desmontagem é relativamente prática”, ressaltou a assessoria de imprensa da prefeitura.
A estrutura será remontada dentro do parque, em espaço entre a academia ao ar livre na altura da Avenida 32 e o Centro Cultural, ao lado da Rua 2.
De acordo com a prefeitura as obras de revitalização do Lago Azul seguem conforme o planejado e deverão ser feitas de acordo com o cronograma, se não houver imprevistos. Dentre as adequações estão nova iluminação que utiliza lâmpadas de led, 32 câmeras de monitoramento, a volta dos pedalinhos, sinal de internet gratuita, 50 novas lixeiras, novas quadras esportivas, calçamento da orla, novo paisagismo e redários.
O parque está fechado desde março devido ao novo coronavírus
A estátua do Leão, símbolo de Rio Claro que está presente na bandeira do município recebeu renovação, assim como, a estátua de Zumbi dos Palmares. As duas estátuas são obras do renomado artista Vilmo Rosada. A recuperação dos monumentos faz parte das obras que são feitas no parque.
Fotos: Divulgação