Ufa! O vôlei brasileiro masculino está na Olimpíada de Paris-2024. Na base da raça e da superação, a equipe treinada por Renan Dal Zotto, venceu 6 dos 7 jogos disputados no Torneio Pré-Olímpico, que teve como palco o ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
No jogo final, contra a Itália, no último domingo (8), a vitória dramática e suada, veio apenas no tie break. O Brasil viveu momentos difíceis no jogo, quando tomou a virada em 2 sets a 1 e viu-se obrigado a derrotar os italianos nos dois sets seguintes para alcançar o seu objetivo.
Com parciais de 25/23, 23/25, 15/25, 25/17 e 15/11, o Brasil venceu a Itália por 3×2. Os destaques do time brasileiro foram o oposto Darlan, grata revelação do Torneio Pré-Olímpico e o ponteiro Lucarelli, com grandes atuações em todos os jogos.
Após a partida, o técnico Renan Dal Zotto anunciou o seu desligamento do comando técnico da seleção brasileira. Segundo Radamés Lattari, presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, o nome do novo técnico deve ser anunciado em breve. Entre os mais cotados, está o de Bernardinho, atualmente coordenador de seleções da CBV e campeão olímpico com o Brasil em Athenas-2004 e Rio-2016.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Marcelo de Jesus