A Torcida Organizada Geral do Velo vai inaugurar neste sábado (14), a partir das 10 da manhã, a sua nova sede localizada na Avenida P-27, nº 32, na Vila Paulista, onde o Velo Clube tem número bastante significativo de torcedores, devido inclusive proximidade do tradicional bairro com o estádio Benitão.
Para marcar a data, a Geral do Velo preparou um evento muito bonito e bem organizado com direito a cardápio especial, boa música e cerveja gelada, que certamente reunirá seus associados, simpatizantes e toda a coletividade velista.
Para falar um pouco sobre a agremiação e os novos desafios da Torcida Geral do Velo, o Diário do Rio Claro entrevistou o presidente João Pedro Berbert. Confira!
Em que ano foi fundada a Torcida Geral do Velo?
A Torcida Geral do Velo foi fundada em 19 de abril de 2011, em um contexto de “reativação” do Velo Clube e acesso à Série A3 do Paulista no ano do centenário.
Como foi o início? Foi difícil?
O processo de fundação e estruturação foi vivido com as mesmas dificuldades que envolvem qualquer início de projeto, mas foi um período relativamente tranquilo e leve para todos os associados.
A geral do Velo, que dá nome à torcida, é tida como diferenciada, mais vibrante, em relação à torcida que normalmente ocupa a arquibancada coberta. Na sua opinião, isso corresponde à verdade ou é lenda?
A arquibancada descoberta do Benitão é sim mais vibrante e participativa do que a coberta, mas isso não significa que os torcedores da descoberta sejam mais importantes ou apaixonados. Há uma natural seleção do perfil de torcedores, que faz com que a coberta conte com maior presença de idosos, mulheres e crianças.
Quais projetos vocês pretendem desenvolver na nova sede?
A função principal de nossa sede é fazer com que o torcedor velista tenha um excelente ponto de encontro fixo, onde seja fomentada uma cultura de apoio ao rubro-verde e união dos torcedores.
A Torcida Geral do Velo também se preocupa com a questão social ou o futebol é o seu único interesse?
Sim, já no médio prazo, pretendemos iniciar projetos sociais, especialmente no âmbito do esporte e música. Nesse sentido, queremos que as atividades por nós desenvolvidas sejam relevantes não só para o Velo, mas para a cidade de Rio Claro como um todo e sua população.
É sabido que no Paulistão Série A1 tudo é mais caro, inclusive os ingressos, como a Geral do Velo pretende equacionar essa questão de modo que seus associados possam acompanhar os jogos do Velo normalmente na próxima temporada?
A questão do preço dos ingressos foge muito da nossa alçada como instituição e infelizmente não temos poder para influenciar nisso. Porém, através das atividades da sede, esperamos conseguir baratear significativamente os preços das caravanas, facilitando a situação daqueles que querem acompanhar o Velo fora de casa. De qualquer forma, nossos associados têm um grande espírito de unidade e colaboração entre si, de forma que nunca alguém deixou de assistir o Velo por falta de recursos financeiros.
Como devem proceder os torcedores do Velo Clube que desejam ingressar como associados na Torcida Geral do Velo?
Para se associar à Torcida Geral do Velo basta procurar a diretoria através de nossos meios de comunicação. Não pedimos muitas informações pessoais, e o valor da mensalidade é, em certa medida, simbólico: apenas 10 reais.
Em que aspectos a ascensão do Velo Clube favorece a torcida organizada Geral do Velo?
Por mais leal que seja uma torcida, a fase boa do clube sempre auxilia. Cabe a nós aproveitarmos esse “impulso” para gerar um ciclo vicioso do bem, no qual adesão e participação da torcida e vitórias do time se retroalimentem.
Vocês pretendem acompanhar o Velo Clube nos jogos fora de Rio Claro, também, no Paulistão Série A1?
Nós estaremos em todos os jogos do Velo Clube na Série A1 2025 fora de casa, sem exceção. E em alguns deles, realizaremos uma verdadeira invasão digna de destaque na mídia esportiva de todo o país. Podem anotar e cobrar!
Palavra livre para acrescentar o que quiser:
Esperamos a adesão de toda a comunidade velista para que a torcida do Velo Clube reassuma o protagonismo já exercido, anteriormente, no Estado de São Paulo. E fazemos um lembrete: É proibida a entrada em nossa sede com trajes azuis e de outros clubes.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rede Social