Nada boa a estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo à frente do Corinthians. O Timão perdeu para o Independiente del Valle do Equador, pelo placar de 2×1, em partida disputada na Neoquímica Arena, nesta terça-feira (2), válida pela 3ª. rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.
O resultado negativo deixa o Corinthians em situação difícil na competição. Após início promissor com vitória fora de casa sobre o Liverpool-URU por 3X0, a equipe perdeu o rumo da vitória e já soma duas derrotas, em seus domínios e ocupa a 3ª. colocação no Grupo E com 3 pontos ganhos.
Diante do Independiente, o Timão começou o jogo com tudo, em cima do adversário, empurrado pelos 39.860 torcedores presentes à Arena. O Corinthians quase abriu o placar com Roger Guedes, em belíssimo arremate de letra, defendido pelo goleiro adversário. Na sequência, o Independiente com melhor toque de bola foi controlando o jogo e tirou o zero do placar com chute certeiro de Lautaro Martinez, aos 21’ da primeira etapa. Mas o Timão não se deu por vencido e, após insistir bastante, chegou ao empate com Roger Guedes, após receber belo passe de Adson. Eram 34 minutos do primeiro tempo e tudo igual na Arena.
Veio a segundo tempo, e o Timão, melhor em campo, frequentava a área adversária, mas sem eficiência nas finalizações. O castigo veio logo aos 6 minutos do segundo tempo. Em saída de bola errada de Maycon, novamente Lautaro Martinez colocou o Independiente em vantagem.
A partir daí o Corinthians se perdeu no jogo e apesar do abafa que impôs sobre o adversário, nos acréscimos, não conseguiu chegar ao empate.
Os próximos dois jogos pela Libertadores, o Corinthians fará na casa dos adversários, contra o Argentinos Jrs, dia 24 e contra o próprio Independiente del Valle no dia 8 do mês que vem. A equipe alvinegra fecha a primeira fase da Liberta no dia 28/6, contra o Liverpool do Uruguai, jogando em casa.
Para garantir a vaga à próxima fase, o Timão terá de vencer os dois jogos que terá pela frente, na sequência da competição, fora de casa. Tarefa nada fácil. A equipe corinthiana, agora treinada por Vanderlei Luxemburgo, volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No próximo dia 8 (segunda-feira) vai enfrentar o Fortaleza, às 20 horas, na Neoquímica Arena, em São Paulo, pela 4ª. rodada da competição.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução