Esse Dia das Crianças marca uma corrida contra o tempo para o pequeno Théo Arcon de Lima, de 5 anos. Diagnosticado há 2,5 anos com epilepsia do lóbulo frontal, o menino precisa fazer urgentemente uma cirurgia no cérebro que custa R$ 180 mil. Seus pais, Alex e Mariana Arcon, não têm condições financeiras de bancar o procedimento que pode salvar a vida do garoto. Por isso, deram início a uma vaquinha on-line, e também venda de rifas, para arrecadar o dinheiro.
É realmente uma corrida contra o tempo porque o médico deu de seis meses a um ano para que a cirurgia seja feita em tempo para conter o avanço da doença (declínio cognitivo em curso) e impedir mais sequelas. Hoje, a vida do pequeno não é fácil, pois sofre de 15 a 20 crises epiléticas por dia, acordado ou dormindo.
“Não tem sido fácil. As pessoas olham para mim e dizem: ‘Mariana você é forte’. Mas eu olho para dentro de mim e não consigo ver essa força. Eu me acho a pessoa mais fraca do mundo. Eu só peço a Deus que cuide do meu neném”, diz a mãe em vídeo divulgado pela família.
Mariana comenta que não gostaria de estar expondo o filho, mas o vídeo traz um vislumbre das dificuldades enfrentadas pelo menino para que as pessoas entendam a necessidade da cirurgia. Ela pede que as pessoas orem por Théo para que Deus interceda com a cura divina ou que ele consiga obter os recursos necessários para fazer a cirurgia.
Théo foi colocado na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para realizar a cirurgia, mas o tempo média de espera é de cinco anos, um tempo que ele não tem. Daí a urgência porque a qualquer momento Théo pode sofreu um mal súbito.
O menino faz tratamento clínico desde o diagnóstico, mas seu tipo de epilepsia é resistente a medicamentos. Nesse período, foram realizadas cinco troca de remédios que não estão mais surtindo efeito e o quadro regressivo pode se agravar.
Por isso, toda ajuda é bem-vinda nessa campanha de solidariedade. As pessoas podem contribuir com qualquer valor em dinheiro, comprando número da rifa solidária do Théo (@theo.arcon) ou simplesmente ajudando na divulgação. Quanto mais redes sociais divulgando a campanha, maior será o alcance para juntar a quantia o quanto antes. Você pode colaborar acessando https://www.vakinha.com.br/4121529. Doações também podem ser feitas via Pix usando a chave: 4121529@vakinha.com.br.
Por Ednéia Silva / Foto: Reprodução/Instagram