O novo secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Rio Claro, Thalison Mendes, assumiu o cargo com um discurso focado na gestão integrada, tecnologia avançada e atenção especial à comunidade. Mendes já iniciou a análise dos dados estatísticos e da estrutura funcional da pasta, destacando que a prioridade será avançar nas áreas que apresentarem necessidade e intensificar ações que já mostraram resultados positivos.
“Estamos na fase de conhecimento da Secretaria, analisando as estatísticas e toda sua estrutura funcional. Observamos uma melhora em índices como furtos e roubos, por exemplo. Vamos intensificar as ações que vêm dando certo e avançar, com prudência e foco na gestão, naquilo que a equipe entender necessário. Ações como a intensificação do policiamento comunitário, implementação de tecnologia de monitoramento avançado e ações integradas com outras forças de segurança certamente estarão entre nossas prioridades”, pontuou Mendes ao jornalismo do Diário.
Para Mendes, a união entre as forças de segurança será fundamental para a redução dos índices criminais e para aumentar a sensação de segurança. Ele já planeja a criação de um comitê interinstitucional para alinhar estratégias conjuntas.
“Devemos criar um comitê interinstitucional de segurança que alinhe estratégias conjuntas e otimize recursos. Vamos apresentar a nova equipe da Secretaria para instituições como a Polícia Militar e Polícia Civil, que já fazem um grande e árduo trabalho. Essa sinergia institucional será extremamente benéfica para a população e será nossa política permanente de gestão da pasta”, destacou o secretário.
Planejamento estratégico e fortalecimento comunitário
Com base nos dados divulgados recentemente, Mendes pretende realizar um mapeamento detalhado dos índices criminais para intensificar o patrulhamento em áreas residenciais e comerciais. Em relação à violência doméstica, ele garantiu que a Patrulha Maria da Penha será fortalecida, com campanhas de conscientização em parceria com instituições sociais e educacionais.
“Precisamos avançar ainda mais, focando sobretudo no caráter comunitário e educativo da Guarda Civil Municipal, mas garantindo condições de trabalho corretas e eficientes para os agentes”, afirmou Mendes.
Além disso, programas de aproximação, como o GEDUC, terão atenção especial. Mendes enfatizou a importância da colaboração comunitária, envolvendo escolas, organizações sociais, empresas e o Conseg Cidade Azul.
“A Guarda Civil Municipal é, em sua essência, uma instituição cidadã e comunitária. Isso é atuar na causa dos problemas sociais, garantindo um ambiente mais saudável e não hostil. O resultado será uma corporação com cada vez mais credibilidade e muito mais eficiente”, completou.
O novo secretário é entusiasta da tecnologia e já iniciou conversas com o comandante da GCM, Rodrigo Servidoni, sobre projetos para incorporar inovações tecnológicas na área da segurança pública.
“Buscaremos experiências de cidades que implantaram e lograram êxito. Com isso, traremos mais eficiência e economicidade para os cofres públicos. Em relação aos treinamentos, eles devem ser constantes e sempre focados no desenvolvimento profissional e humano do agente”, afirmou Mendes.
Ao assumir o cargo, Mendes destacou os desafios da posição e agradeceu às lideranças do MDB de Rio Claro, incluindo o vereador Hernani Leonhardt, a vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme e o presidente do partido, Dr. Bruno Oliveira. Ele também fez um agradecimento especial ao prefeito Gustavo Perissinotto.
“Já tive a oportunidade de conversar com diversos profissionais da Secretaria e a recepção não poderia ter sido melhor. Vamos focar na gestão participativa de todos os servidores, ouvindo e entendendo cada demanda. Vamos fortalecer ainda mais a Guarda Civil Municipal, a Vigilância Patrimonial, a Defesa Civil e todos os servidores administrativos. A promessa que posso deixar, enquanto secretário, é muito trabalho e dedicação”, finalizou Mendes.
Foto: Arquivo Pessoal