O fim chegou: os testes de pré-temporada no Bahrein se encerraram domingo (14), e agora a Fórmula 1 já foca na abertura do campeonato de 2021, no mesmo palco, no dia 28 de março. Até lá, a ansiedade é destacada pelos pilotos, que enfim irão para a pista para brigar por vitórias, não só para testar detalhes de seus carros.
No último dia de testes, Max Verstappen marcou 1:28.960s na tarde de domingo para liderar a tabela de tempos de todos os três dias de treinos.
A Honda terminou ainda na segunda posição, resultado de uma volta voadora de Yuki Tsunoda, colocando a Alpha Tauri entre as primeiras, usando o composto mais macio, o C5.
Tsunoda, que rodou em alta velocidade no começo da tarde na Curva 7, chegou a ocupar o topo da tabela de tempos, mas Verstappen melhorou e voltou à liderança.
Carlos Sainz, da Ferrari, e Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, terminaram na P3 e P4, respectivamente, e se envolveram em uma grande disputa nos estágios finais.
Raikkonen acumulou a maior quilometragem individual do dia ao completar 165 voltas – quase a distância de três GPs.
Hamilton terminou na quinta posição, mais de um segundo atrás de Verstappen, enquanto a Mercedes fechou os testes com o menor número de voltas completadas entre as equipes.
George Russell ficou um décimo atrás de Hamilton em seu primeiro dia no FW43B da Williams, completando 157 voltas, enquanto Daniel Ricciardo, da McLaren, terminou na sétima posição.
O líder da manhã, Sergio Perez, foi rebaixado para o oitavo lugar, enquanto Fernando Alonso foi nono para a Alpine, à frente de Charles Leclerc, da Ferrari.
Depoimentos
“Ainda não estou totalmente confortável, mas estamos avançando e melhorando. Ainda há mais trabalho a fazer. Recolhemos muitos dados ao longo destes últimos dias que iremos analisar para nos ajudar a tornar o carro mais rápido antes da primeira corrida”, contou Bottas ao final dos testes.
O atual campeão mundial,Lewis Hamilton, revelou que nunca gostou dos dias de teste, mas que neste ano, ele pediria um tempo maior. “Nunca fui um grande fã de testes, adoro correr! É provavelmente o único ano que eu teria pedido mais dias, porque temos muito trabalho a fazer”, afirmou.
“Estou muito animado com a temporada e acho que temos um bom carro embaixo de nós, mas ainda tenho muito que aprender dentro do carro para tirar o máximo proveito dele. A equipe está fazendo um trabalho fantástico”, disse Sérgio Perez.
“Acho que podemos dizer que foi um bom fim de semana, mas é claro que isso não dá nenhuma garantia e todas as equipes estão fazendo programas diferentes nos testes. Sempre olhamos para o que podemos melhorar e com certeza ainda há coisas em que queremos trabalhar, mas acho que todas as equipes terão isso”, concluiu Max Verstappen.
Por E. Cortez / Foto: Instagram