Em entrevista ao Centenário, o Ouvidor do município, Carlos Marques, destacou que terminal piloto foi instalado no Paço Municipal para que seja utilizado na consulta ao Diário Oficial Eletrônico (DOe).
O equipamento, segundo Marques, não gerou nenhuma despesa aos cofres públicos, já que foi reaproveitado e não causou nenhum prejuízo ao funcionamento de outras áreas.
No terminal, é possível visualizar a primeira edição virtual, que foi lançada na terça-feira (18), e a que deve estar disponível nesta sexta-feira (21).
De acordo com o Ouvidor, serão disponibilizados terminais em outros pontos do município para garantir acesso à minoria que não tem acesso à rede.
ELETRÔNICO
De acordo com Marques, o aplicativo de produção do Diário Oficial Eletrônico (DOe), que foi desenvolvido pelo Sistema de Informações Municipal (SIM) e departamento de Tecnologia de Informação (TI), será instalado nas secretaria para que enviem os atos oficiais. “A ideia é que as pessoas tenham esse aplicativo no seu terminal de trabalho na rede interna da prefeitura para que, em tese, com três comandos, encaminhem o material para que seja publicado”, explica.
SIM
O SIM é uma espécie de órgão implantado no Plano Diretor 2017 e que é responsável por disponibilizar ao cidadão informações legais e oficiais. O desenvolvimento do aplicativo é a primeira ação concreta do Sistema Municipal de Informações. “Desenvolvemos o conceito e o TI dá o suporte. E é tudo funcionário público, nenhuma empresa é contratada para isso”, finaliza o Ouvidor, que coordena o processo.