O contato com a natureza é uma das formas dos idosos superarem os efeitos da pandemia, pois ajuda a aliviar o cotidiano de isolamento e as pessoas dessa faixa etária são beneficiadas em seu aspecto cognitivo estando em áreas verdes.
Em qualquer fase da vida o contato com a natureza é benéfico a nossa saúde, mas na terceira idade, durante o processo de envelhecimento a natureza traz saúde física, cognitiva e emocional, portanto é importante para a qualidade de vida.
Podemos destacar cinco motivos fundamentais para a saúde da terceira idade que a natureza proporciona. O primeiro é a exposição ao sol, que através do contato com a natureza é proporcionado. O sol é fonte de vitamina D que melhora a absorção de cálcio nos ossos e colabora para reduzir várias doenças cerebrais, cardiovasculares, cardíacas, câncer e diabetes.
Outro motivo é que o contato com a natureza alivia as preocupações e o estresse, através de caminhadas ao ar livre, cuidados com a horta e animais, etc, promovendo uma pausa na rotina diária com momentos de relaxamento e tranquilidade.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos, outro motivo a ser citado é que o contato com a natureza, sem interferência da tecnologia, melhora a capacidade de concentração e deixa os problemas e o estresse em segundo plano.
Nosso cérebro não para de trabalhar mesmo quando estamos em estado de relaxamento e outro motivo importante é que o contato com a natureza auxilia nos problemas do dia a dia, ajudando a entender mais nossas próprias identidades, pois a mente entra em um estado denominado de rede neural, promovendo momentos de desenvolvimento e compreensão.
Proporcionar uma respiração com maior qualidade é mais um motivo que o ar fresco da natureza promova, melhorando a pressão arterial; nas grandes cidades com os níveis de poluição altas, o corpo necessita receber mais oxigênio, acelerando os batimentos cardíacos e levando ao aumento da pressão arterial, prejudicial à saúde, portanto estar junto à natureza é promover mais saúde e mais vida.
Resgatar memórias é outro motivo relevante do contato com a natureza, como cultivar algum tempero tradicional na culinária familiar, relembrar as brincadeiras da infância, coletar elementos da natureza para confecção de artesanato, etc, tudo isso proporciona resgatar algum momento marcante da vida e isso traz inúmeros benefícios.
Exercício de respiração também é motivo citado que o contato com a natureza proporciona de maneira eficaz e benéfica, diversos exercícios respiratórios facilitam a produção dos hormônios relacionados à diminuição do estresse e em situações irritantes é só manter a calma e colocá-los em prática o que é muito interessante para a saúde.
Especificamente citado os idosos, que continuam na ativa e já tiveram uma vida recheada de esforços físicos, equilibrar o corpo e a mente com a paz que a natureza traz, tem valor incalculável e deve ser uma meta de vida para todos, os que já estão na terceira idade e aqueles que ainda vão chegar lá. A natureza é vida, vamos preservá-la e viver melhor.