Quem não tem dentes, não pode se gabar de ter uma virtude.
Alguém chega a você e diz: eu nunca mordi ninguém na minha vida. Eu nunca seria capaz de morder um ser humano ou qualquer ser vivo. Eu sou incapaz de fazer isso.
E, de repente, você olha na boca da pessoa e percebe que ela não tem dentes. Se você não tem dentes, não é que você não quer morder. Eu quero ver você com dentes não morder alguém.
É necessário você ter dentes para morder para que você possa ter essa virtude. Você não quer ser aquela pessoa que diz: eu sou inofensivo. Você não quer ser inofensivo. Você não quer ser aquela pessoa que é incapaz de cometer um ato de maldade, até porque os piores atos de maldade são cometidos por aquelas pessoas que até se escondem de si própria que não tem dentes.
Então, tenha dentes, incorpore seus dentes, defenda seu espaço, suas ideias, quando necessário, e seja justo. Persiga seus objetivos com seus dentes. Faz sentido?
Perceba, todos os grandes homens de nossa história tinham dentes, eles não tinham medo de ter dentes, eles não tinham medo de mostrar seus dentes quando era necessário. A Bíblia diz que Jesus, por exemplo, pegou um chicote e baixou a chicotada naquelas pessoas que estavam fazendo comércio na porta do templo.
Jesus tinha dentes enormes, mas sabia usar quando necessário. Buda também tinha dentes enormes, ele saiu ao mundo, poucas pessoas conhecem a história de Buda. Madre Teresa de Calcutá também tinha dentes, defendia os mais necessitados.
Grandes personalidades da humanidade tinham dentes, porque sem dentes, primeiro, você não tem virtudes, se você é inofensivo, você não pode se gabar de não ofender ninguém. Segundo, se você não tem dentes, você não pode se proteger e proteger as pessoas de bem, as pessoas que você ama.
O que eu quero passar para você é um incentivo à paz interior, a virtude verdadeira e um grande segredo que pouca gente percebe: que quanto maior seus dentes (metaforicamente, claro), menos a probabilidade de você ter de usá-los.
E quando você tem dentes e você sabe disso e está bem com seus dentes, você guarda seus dentes para si e tem o coração no lugar certo, as pessoas percebem como você anda. Você anda de cabeça em pé, você anda aberto, você anda na defensiva, nunca na ofensiva. Você ocupa o seu espaço e as pessoas enxergam você como uma autoridade em si mesmo.
Sabe aquele ditado que diz: “a formiga sabe a folha que corta”? Ou seja, você caminha se sentindo mais seguro e tranquilo, se sentindo integral.
Então, nunca se gabe de ser inofensivo, nunca se gabe de ser banguelo, nunca se gabe de não ter uma virtude, de ser dependente dos outros. Tenha seus dentes, escove seus dentes, cuide bem de seus dentes, orgulhe-se de seus dentes, assim, suas virtudes vão se aflorar ainda mais em qualquer área de sua vida. Pense nisso!