Na manhã de segunda-feira (3), por volta das 09h35, a viatura 537 da Guarda Civil, Equipe Alpha, prestava apoio a funcionárias do serviço social na Praça Dalva de Oliveira para o cadastramento das pessoas em situação de rua que frequentam a praça, quando em determinado momento dois indivíduos começaram a discutir, sendo advertidos pelos Guardas que cessassem a discussão.
Os indivíduos cessaram momentaneamente e se afastaram da praça, porém começaram a discutir novamente até que entraram em vias de fatos, sendo que um dos indivíduos acabou sendo agredido por socos e pontapés ficando desacordado ao solo. Os Guardas imediatamente contiveram o agressor e acionaram o apoio do SAMU para socorrer o agredido.
A vítima foi levada até a UPA da 29, onde passou por atendimento médico, mas devido à gravidade dos ferimentos, foi transferida ao PSMI. O agressor foi apresentado no Plantão Policial, onde a autoridade registrou o Flagrante de Tentativa de Homicídio, sendo recolhido à cadeia pública.
NÚMEROS
De janeiro a novembro de 2021 a cidade de Rio Claro registrou 21 casos de tentativas de homicídios. Em 2020 foram 11 registros.
SERVIÇO SOCIAL
A abordagem e cadastramento de moradores em situação de rua são realizados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). Segundo um dos levantamentos divulgados em setembro do ano passado, a cidade contava com 106 moradores em situação de rua. De acordo com matéria publicada pelo Diário do Rio Claro em agosto de 2021, a maioria recusou acolhimento durante a Operação de Inverno, uma média de 70%, não aceita abrigo. O consumo de bebidas e outras drogas acaba causando intrigas entre eles mesmos.
Legenda: A vítima foi agredida com socos e pontapés ficando desacordada. GCM atendeu a ocorrência