O Diário do Rio Claro recebeu a visita do tenente-coronel Edgard Marcos Gaspar, ex-comandante do 10º. Baep (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo) e pré-candidato a deputado federal pelo Republicanos. Na ocasião, o tenente-coronel Gaspar falou um pouco sobre a carreira militar que abraçou aos 17 anos, sua formação pela Academia do Barro Branco, além de comentar a situação da segurança pública no estado de São Paulo e as demandas da sociedade relativas à segurança pública que, segundo ele, podem e devem ser atendidas.
Gaspar expôs o seu ponto de vista sobre alguns aspectos que envolvem a segurança pública e que são objetos de sua preocupação. Essa análise foi feita com base na vasta experiência que possui tendo ocupado vários cargos na Polícia Militar de São Paulo, e desempenhado ações que muito contribuíram na prevenção da criminalidade e no resgate às vítimas de acidentes. O tenente-coronel destaca seu trabalho como comandante do Águia, quando implantou em Piracicaba a base de aviação e o curso de formação de pilotos de helicópteros. Ele ficou no comando do Águia até assumir a chefia do Estado Maior do CPI-9.
Vale destacar que o tenente-coronel Gaspar trabalhou no 3º. Batalhão de Policiamento de Trânsito em São Paulo, entre os anos de 1995 e 1996, como comandante de pelotão. Atuou também, no período de 1998 a 2001, no Centro de Formação de Soldados. Participou ainda do Grupo de Rádio Patrulha Aérea “João Negrão” e liderou a primeira equipe que teve a missão de resgatar os corpos das vítimas da tragédia de Brumadinho.
PM e comunidade
Atento às necessidades da população, no que diz respeito à segurança pública, Gaspar entende que é necessário haver uma aproximação maior entre a população e o policial militar. Segundo ele, a situação melhorou muito desde seu ingresso na corporação, mas ainda precisa avançar.
O tenente-coronel frisou a necessidade de expandir para outras cidades da região o bem sucedido Serviço de Resgate Aeromédico, cuja tripulação é constituída de piloto, co-piloto, médico e enfermeiro e atende casos de acidentes graves que demandam urgência. Ele considera importante a introdução no currículo escolar da educação financeira, para que o cidadão aprenda, desde cedo, a administrar suas finanças, e cita o exemplo exitoso da Guarda Mirim de Rio Claro nesse sentido.
Outro aspecto que o tenente-coronel Gaspar destaca como importante é a recuperação dos valores cívicos, através da reintrodução de matérias como a Educação Moral e Cívica no ensino regular. O atendimento das crianças com deficiências auditivas e o ensino de primeiros socorros para crianças nas escolas, bem como o horário integral, são outras necessidades que, conforme Gaspar, merecem a devida atenção. Além disso, considera que os batalhões devem oferecer estrutura e condições mais adequadas para que o policial militar possa desempenhar bem as suas funções.
Finalmente, o tenente-coronel Gaspar falou sobre a revitalização das Santas Casas de Misericórdia que, de acordo com sua opinião, necessitam ampliar o número de leitos. Duas outras questões sempre atuais também foram abordadas pelo tenente-coronel Gaspar em sua visita ao Diário. Uma delas é a necessidade de um aeroporto regional para atender uma carência das cidades de Piracicaba, Limeira e Rio Claro. Ele lembra que Rio Claro tem um aeroporto com pista de terra, em região central da cidade e sem condições de expansão.
A outra questão abordada, em termos de infraestrutura, foi a revitalização da linha férrea. De acordo com ele, há estudos para que a mesma chegue até Piracicaba e Rio Claro, o que dependerá, naturalmente, dos resultados das análises que estão sendo elaboradas nesse sentido.
Por Redação DRC / Foto: Hércules Marcos