O tempo seco já se arrasta há um bom tempo, um pouco já é característica do período de inverno, porém os longos dias sem uma boa chuva significativa, acendeu o sinal de alerta. A umidade relativa do ar está cada vez mais baixa e muita gente sente o reflexo com os danos na saúde. E para agravar tudo isso, as queimadas seguem sendo registradas, prejudicando ainda mais a qualidade do ar e o meio ambiente.
Um novo incêndio por exemplo, foi registrado em área do Jardim São Paulo em Rio Claro e comprometeu uma grande área que ficou toda queimada. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionados para o combate, durante a tarde, porém tiveram que retornar durante a noite porque o fogo foi retomado.
Defesa Civil alerta que o período seco é crítico e deve seguir até setembro, com isso pede a conscientização de todos, pois atear fogo em mato, ou em qualquer outra área, é crime. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 da Guarda Municipal e 156 da Ouvidoria da prefeitura.
Ar seco
O ar seco tem predominado sobre o Brasil e a maioria das áreas do país seguem apresentando pouca nebulosidade, com umidade do ar muito baixa, em Rio Claro, nesta semana, os níveis podem ficar abaixo de 20% como previsto pelo Climatempo para quinta-feira (4), que devem ficar entre 18 e 55%, abaixo de 20 é considerado estado de atenção. Alguns problemas de saúde acabam surgindo, decorrentes da baixa umidade do ar, como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos, como salientam a Organização Mundial de Saúde. Alguns cuidados devem ser mantidos como, evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água nos ambientes, são algumas das recomendações.
Por Janaina Moro / Foto: TV Claret