A previsão aponta que pode ser o fim de semana mais frio do ano. Até então, a cidade de Rio Claro, mesmo já no inverno, que começou no dia 21 de junho, registrava temperaturas de quase 30 graus. Na quinta-feira (4), o tempo começou a mudar e a frente fria trouxe chuva para o município. Na quinta-feira, até às 7 horas de sexta, choveu 21.9 milímetros, de acordo com a Defesa Civil.
A umidade relativa do ar nos dias com temperaturas mais altas variou entre 36 e 45% durante as tardes. O ideal considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que varie entre 50% e 80%. Com a chuva, chegou a quase 100%, melhorando a qualidade do ar.
E poucos acreditavam que o friozinho chegaria mesmo. Na noite de ontem, os termômetros marcavam 14 graus. Para este sábado, a mínima prevista era de 5 graus e a máxima não deve passar dos 17. Durante o dia, o sol aparece, porém, com nevoeiro ao amanhecer.
As nuvens aumentam no decorrer da tarde. No domingo, o friozinho ainda deve predominar, podendo atingir a mínima de 4 graus, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde e o dia segue com sol.
Para quem gosta de um clima mais gelado, deve aproveitar mesmo o fim de semana, pois as temperaturas devem voltar a subir já a partir da segunda-feira (8).
O técnico do Ceapla da Unesp de Rio Claro, Carlo Burigo, explicou o motivo de dias mais quentes. “O El Nino está atuando e dificultando a passagem de frente fria em nossa região. Por aqui, antes deste fim de semana, passou com mais intensidade somente no começo do mês de junho, onde as temperaturas ficaram abaixo de 10 graus, porém, durante a tarde passava dos 30 graus”, observou Burigo.