Como em todas as edições, o tema da redação do Enem causa grande expectativa. Para quem encarou a prova desse domingo (3), se surpreendeu com a abordagem: “Democratização do Cinema no Brasil”. “Eu estava esperando algo sobre meio ambiente, que está ainda mais em alta, política ou saúde pública, porém, os textos motivadores trouxeram bastante dados, então, foi possível desenvolver. Explorei bastante”, disse a estudante Inara de Lucas Magalhães Lima, de 18 anos.
Ela fez a prova em quatro horas e acredita que teve um bom resultado e buscou ter bastante cautela para responder as 90 questões que, segundo ela, apresentavam dificuldades. “Achei as perguntas bem complexas, algumas palavras desconhecidas. Venho do ensino público e bastante coisa não tinha visto, alguns termos de geografia foram mais complicados para mim”, comentou a participante.
A tão temida redação pegou mais gente de surpresa. “Me surpreendeu muito, não esperava, estudei um pouco mais de meio ambiente, assunto que está bastante polêmico, mas acho que fui bem, deu para explanar bem com os textos que deram base”, observou a estudante Nikoly Rocha Pereira, de 17 anos.
CINEMA
O diretor de cinema e presidente do Grupo Kino-Olho, Rogério Borges, avalia que a democratização da arte cinematográfica tem ocorrido, contudo, analisa que um longo caminho ainda precisa ser construído e incentivado. “Acredito que houve uma democratização do ‘fazer cinema’, promovida pelo avanço tecnológico e barateamento dos meios de produção nas últimas décadas, permitindo o surgimento de novos olhares e protagonismos.
As políticas públicas, como leis de incentivo à cultura, editais de financiamento e cotas de tela para filmes nacionais nos cinemas contribuíram para equilibrar o espaço entre filmes nacionais e estrangeiros nas salas de cinema do país. Contudo, os recentes ataques à Ancine (Agência Nacional do Cinema) colocam em risco a indústria audiovisual e sua liberdade de expressão.
Para que o acesso ao cinema seja amplo e inclusivo, é preciso investimento público tanto na formação, quanto na difusão e produção cinematográfica, entendendo o cinema para além de filmes, como um processo artístico, que é social e educativo ao mesmo tempo. Salas de cinema desvinculadas de shoppings centers e o incentivo público para iniciativas em áreas distantes dos polos cinematográficos seria um começo interessante para sonharmos com um novo panorama”, avaliou.
Em coletiva de imprensa ao final da prova, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse ter gostado do tema da redação neste ano. “Era um assunto que permitia várias possibilidades. Nós esperamos que o candidato tenha consiguido elaborar um texto com argumentos racionais, tangíveis e bem escrito”, afirmou.
EXAME
Para este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve 5,1 milhões de inscritos. No total, de acordo com o Ministério da Educação, mais de 3,9 milhões de candidatos realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesse domingo, 3 de novembro. O número representa 76,9% dos 5,1 milhões de inscritos no exame deste ano.
Abraham Weintraub disse também que o primeiro dia do Enem ocorreu com tranquilidade. “O Enem foi um sucesso absoluto. Foi a cara da eficiência, gestão e responsabilidade que a gente busca dar ao governo do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou.
O Enem registrou 23,1% de ausentes. Isso quer dizer que 1,2 milhão de pessoas não compareceram para fazer o exame.
ELIMINADOS
Trezentos e setenta e seis candidatos foram eliminados. O Enem de 2019 foi realizado com novas regras para garantir a segurança. A principal mudança foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. Dentro desse cômputo também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.
OCORRÊNCIAS
O maior exame de acesso ao ensino superior aconteceu sem incidentes graves durante as cinco horas e meia de aplicação das provas nos mais de 1,7 mil municípios de todas as regiões do país. Foram registradas situações pontuais, como queda de luz em local de prova, informou o MEC.