Técnicos iniciaram na tarde dessa terça-feira (12) levantamento de amostras e monitoramento para verificar se há outros fatores alterando a turbidez das águas do rio Corumbataí, onde é feita a captação para tratamento antes da distribuição a 60% dos bairros de Rio Claro.
Por volta da 18h30, a Estação de Tratamento de Água (ETA 2), que havia sido paralisada no início da tarde do mesmo dia, foi religada.
De acordo com informações da própria prefeitura, se não houver novos episódios, o fornecimento de água deverá ser normalizado no início da manhã desta quarta-feira (13). “A falta d’água é ruim, mas temos a responsabilidade de entregar uma água de qualidade para a população”, afirma Paulo Bortolotti, superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto).
O trabalho para verificar as condições do Corumbataí está sendo feito por técnicos do Daae, Defesa Civil e de empresa especializada num trecho de aproximadamente 16 quilômetros.
Nessa terça-feira, a prefeitura fez contato com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Promotoria de Meio Ambiente de Rio Claro e Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente) de Piracicaba, solicitando apoio na verificação das causas da elevada turbidez do rio. O pedido foi feito pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), que determinou urgência na apuração dos fatos e providências para que o abastecimento seja normalizado.