No próximo sábado, dia 5 de novembro, o Teatro do Sesi Rio Claro recebe a peça “As conchambranças de Quaderna – O Caso do Coletor Assassinado”, do escritor Ariano Suassuna. O espetáculo será encenado a partir das 20 horas pela Cia Vúrdon de Teatro Itinerante. Os ingressos devem ser reservados no Meu Sesi.
Em “O Caso do Coletor Assassinado”, Quaderna usa sua astúcia para driblar uma situação política extremamente delicada que poderia acarretar uma guerra civil entre o governo da Paraíba, na mão da família Pessoa e Lucena e o seu tio e padrinho Dom Pedro Sebastião Garcia Barreto, fazendeiro e líder da oligarquia rural do Cariri, oposição ferrenha aos Pessoas e Lucenas, durante as investigações sobre um “suposto” desfalque dado pelo coletor da cidade, seu Evilasio Caldas.
Para Dom Pedro Sebastião a situação fica clara que o governo quer usar o caso para enfraquecer o poder rural e isso provoca a fúria do coronel, ameaçando a resistência armada. Quaderna se vale da astucia e inteligência para resolver a questão da maneira mais proveitosa possível, para ele mesmo, afinal de contas, como um bom pícaro sertanejo, o caso se resolve e ele quem deve ganhar mais.
A peça, dirigida por Fernando Neves, tem duração de 55 minutos. O elenco é composto por Jorge de Paula, Fábio Espósito, Guryva Portela, Henrique Stroeter, Carlos Ataíde e Bruna Recchia. O espetáculo tem músico ao vivo com Abuhl Júnior.
Foto: Divulgação