Depois de cravar a pole position no treino classificatório para a etapa do Alabama da Fórmula Indy, Takuma Sato foi o grande vencedor da corrida desse domingo, a terceira da temporada 2019.
O japonês da Rahal Letterman Lanigan Racing ainda deu um susto na torcida, escapando da pista a quatro voltas do fim, mas voltou para o traçado para confirmar o triunfo depois de dominar a prova.
Ele ficou à frente do neozelandês Scott Dixon, da Chip Ganassi. Ex-piloto da Fórmula 1, o francês Sébastien Bourdais, da Dale Coyne, fechou o pódio, que só teve carros impulsionados por motores da Honda. Demonstração dupla da força do Japão na categoria máxima do automobilismo norte-americano.
O brasileiro Matheus Leist, da AJ Foyt, terminou a prova em 20º depois de largar cinco posições à frente. Já seu companheiro de equipe e compatriota Tony Kanaan, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2003 e campeão da Indy em 2004, ficou em 18º, ganhando uma posição em relação ao grid de largada.
O canadense James Hinchcliffe, da Arrow Schmidt Peterson, foi o sexto. Seu companheiro sueco Marcus Ericsson, outro ex-integrante do grid da F-1, ficou na sétima posição. O norte-americano Ryan Hunter-Reay, da Andretti, terminou no oitavo posto, à frente de Simon Pagenaud, francês da Penske. Outro piloto da Suécia completou o Top 10: o novato Felix Rosenqvist, da Chip Ganassi.
A próxima etapa da Fórmula Indy será em Long Beach, nos Estados Unidos, no sábado, dia 14 de abril.