O taekwondo brasileiro foi campeão geral do último campeonato Pan-Americano, que foi realizado em Punta Cana, na República Dominicana. Edival Marques (Netinho), da Academia Pro Team Crescer no Esporte, que luta na categoria até 74 kg, passou sua primeira luta sobre o colombiano Juan Sebastian Valencia.
Na semifinal, Netinho fez valer seu ritmo de luta e garantiu a vitória já nos dois primeiros rounds para assegurar um lugar na luta decisiva. Na final, Netinho venceu Rene Lizarraga, do México também nos dois primeiros rounds e levou o ouro e 40 pontos no ranking Mundial e Olímpico.
Já Talisca Reis, até 53 kg, iniciou o Pan-Americano bem, superou a colombiana Lucero Gomez. Na semifinal, Talisca acabou superada pela americana Makayla Greenwood, atual bicampeã Panamericana e conquistou a medalha de bronze.
A atleta Valeria Rodrigues também conquistou a medalha de Bronze, vencendo as quartas de final contra a atleta da Venezuela e perdendo para o Panamá a semifinal.
Segundo a treinadora Carmem Carolina, agora, os três lutam o Campeonato Aberto. “Se Netinho vencer o Open ele fica em segundo lugar no ranking mundial da categoria até 74kg. Nessa categoria ele é invicto”, explica.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação