Palmeiras e Boca Juniors empataram em 0x0, o primeiro jogo de uma das semifinais da Copa Libertadores da América, disputada nesta quinta-feira (28), no estádio La Bombonera, em Buenos Aires, na Argentina.
O Verdão até começou bem o jogo e teve boa oportunidade para abrir o placar com o atacante Arthur logo aos 4 minutos de jogo. Ele recebeu lançamento e dentro da área, livrou-se bem da marcação, mas finalizou pra fora
Empurrado por sua numerosa e fanática torcida, o Boca Juniors deu a resposta aos 15’, com cabeçada perigosa de Cavani, que passou à direita, rente à trave alviverde.
Aos 17’, saída de bola errada de Piquerez exigiu grande defesa, arrojada e providencial de Weverton, nos pés do atacante Medina do Boca.
Eram 29 minutos e na pressão o Boca quase abriu o placar, com a bola passando à frente do ex-palmeirense Merentiel que não conseguiu desviar para o gol.
O Boca Juniors, ainda ameaçaria a meta alviverde na primeira etapa em arremate do camisa 19 Barco, que passou por cima do gol de Weverton.
Novamente, aos 46, momento de perigo para o Palmeiras, Cavani, de cabeça, desvia fora do alcance de Weverton, mas a bola sai pela linha de fundo.
Veio a 2ª. etapa e as coisas não se modificaram, com o Boca pressionando e criando as melhores oportunidades para abrir o placar. Mesmo assim, a exemplo do que havia acontecido no primeiro tempo, o Palmeiras assustou primeiro, quando o meia Raphael Veiga recebeu lançamento primoroso de Marcos Rocha, escapou pela esquerda, invadiu a área, mas pegou mal na bola que saiu à direita de Romero.
Aos 13’ do segundo tempo, Pablo exige mais uma grande intervenção de Weverton, no pé da trave direita do Verdão, evitando o gol que tiraria o zero do placar. Na sobra, Merentiel marca, mas o gol foi corretamente anulado pelo árbitro colombiano Wilmar Roldan que anotou falta de Pablo sobre Marcos Rocha, após a defesa de Weverton.
Precisando do resultado positivo jogando em seu estádio, o Boca era todo pressão. Aos 33 minutos, Barco invade a área pela esquerda e chuta forte à meia altura, Weverton, bem posicionado, defende parcialmente, a bola então se oferece para Cavani, que vinha na corrida, mas, no momento exato do seu arremate, o camisa 10 do Boca é travado por Murilo e Weverton ao mesmo tempo, que salvam o Palmeiras de tomar o gol.
E a partida seguia, com o Boca na ofensiva e o Palmeiras na defesa sem conseguir encaixar o contra-ataque, que poderia definir o jogo a seu favor. Eram 36’ do 2º. tempo, quando o atacante Benedetto, pega mal de cabeça e desperdiça boa chance de marcar para o Boca Juniors. Na sobra de bola, Murilo afasta o perigo.
Final de jogo, em La Bombonera, Boca Juniors 0 x 0 Palmeiras. Na entrevista coletiva, já nos vestiários, o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras admitiu as dificuldades enfrentadas por sua equipe e destacou a mística do estádio La Bombonera. Mas disse confiar em uma vitória no 2º. jogo. Palmeiras e Boca Juniors voltam a jogar no dia 5, dessa vez, na Arena Allianz Parque, em São Paulo.
Havendo novo empate a decisão da vaga será na disputa de pênaltis. Quem vencer o duelo, estará na final da Copa Libertadores da América, no dia 4 de novembro, no Maracanã, contra o vencedor do confronto entre Fluminense x Internacional.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução