Um 2022 todo diferente. É isso que a Stock Light viverá a partir do ano que vem. As novidades anunciadas no sábado passado pela Vicar, promotora da categoria, incluem um novo visual, além de um nome reestilizado.
A categoria, que já teve vários nomes, como “Campeonato Brasileiro de Turismo” ou “Copa Vicar”, deixará de se chamar Stock Light, ganhando a denominação Stock Series. A mudança leva em conta a Stock Car, que, oficialmente, leva o nome de Stock Car Pro Series. A ideia é fazer como a Nascar faz em suas divisões nacionais, nomeadas de Cup, Xfinity e Truck Series.
Outra mudança está na aparência do carro. O modelo segue sendo o chassi tubular desenvolvido pela Giaffone Racing, usado desde os tempos do Brasileiro de Turismo. A “cara” dele, contudo, mudará graças a um acordo da Vicar com a Chevrolet. Desta forma, o veículo terá a cara do Cruze, além de levar os mesmos pneus desenvolvidos pela Pirelli para a Stock Car. Estima-se que o Cruze da agora Stock Series seja até 1,5 segundo mais rápido que o modelo atual.
Além das mudanças feitas no carro e no nome, a promotora da categoria criou um programa de incentivo para que as equipes tenham uma redução expressiva em seus orçamentos. Esse programa conta com subsídio nos valores dos pneus usados nas etapas e prêmios por largadas.
Por E. Cortez / Foto: Duda Bairros