Felipe Massa foi desclassificado da prova principal da Stock Car de domingo, disputada no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O piloto atravessou a linha de chegada em segundo lugar, mas foi punido após a corrida.
Horas depois da prova, a Stock Car divulgou em suas redes sociais que na inspeção realizada, foi constatado que o carro não possuía o lastro de compensação do peso dos motores do lado direito, estando em desacordo com o regulamento da temporada.
Dessa maneira, os Comissários Desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) decidiram pela eliminação. A decisão cabe recurso, já está sendo preparado pela equipe, que aguarda a definição do caso.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a TMG Racing explicou que todos os carros GM da Stock Car precisam carregar duas placas de chumbo de 5kg, uma em cada lado do motor, para compensar a diferença de peso para os carros Toyota.
O suporte da placa do lado direito quebrou durante a corrida e a mesma caiu na pista. A TMG destacou que, mesmo sem o suporte de 5kg, o carro estava dentro do peso mínimo obrigatório e não houve ganho de desempenho, avisando que vai recorrer da punição junto a Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo.
Se a definição dos comissários for mantida, o piloto Vitor Baptista, da Scuderia Chiarelli, fica com a segunda posição, com Gianluca Petecof em terceiro.
Na classificação geral, isso fez com que Dudu Barrichello se tornasse o novo vice-líder da temporada 2024, com 606. pontos. Veja o Top 5:
1) Felipe Baptista, 675 pontos
2) Dudu Barrichello, 606
3) Julio Campos, 600
4) Felipe Massa, 581
5) Ricardo Zonta, 563
Por E. Cortez / Foto: Instagram