Acabou a espera: a Stock Car Oro Series abre a temporada 2024 neste final de semana, tendo como palco o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), um dos mais importantes do esporte a motor brasileiro.
Esta primeira etapa do campeonato levará o nome de “GP Wilson Fittipaldi Júnior”, em tributo ao ex-piloto, falecido no último dia 23.
A partir deste campeonato, a Stock Car adota um novo formato para os finais de semana.
As duas corridas continuam, mas agora divididas entre uma prova Sprint no sábado, com 30 minutos de duração, e uma corrida mais longa no domingo, com 50 minutos.
Isso traz mais possibilidades de variáveis para pilotos e equipes e mais emoção na pista.
As atividades na pista começam nesta sexta-feira, 1º de março, dia reservado para treinos livres.
O sábado será bastante movimentado, começando com a sessão classificatória, às 11 horas, que vai definir o primeiro pole position de 2024.
O dia será completado com a primeira corrida Sprint da Stock Car, com largada prevista para 14h40.
O cronograma segue no domingo. A visitação aos boxes está marcada para 10h, e pouco depois, ao meio-dia, os pilotos vão largar para a corrida principal do GP Wilson Fittipaldi Júnior.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pela Band na TV aberta, SporTV e BandSports na TV por assinatura, além dos canais oficiais da categoria no YouTube, Facebook e TikTok, Motorsport.tv.
Programação completa em Goiânia
Sexta-feira, 1º de março
08h00 – Treino de Rookie
09h00 – Shakedown
11h00 – Treino Livre 1
15h00 – Treino Livre 2
Sábado, 2 de março
11h00 – Classificação
13h00 – Visitação aos boxes
14h40 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 3 de março
10h00 – Visitação aos boxes
12h00 – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
Wilson Fittipaldi Júnior na Stock Car
A homenagem a Wilsinho Fittipaldi pela Stock Car tem um grande significado. O ex-piloto foi idealizador e líder da única equipe brasileira da história do Mundial de Fórmula 1, a Copersucar-Fittipaldi, primeira e única equipe sediada fora da Europa a competir no Campeonato Mundial de Fórmula 1, atuando entre 1975 e 1982.
Além de Emerson, outros pilotos brasileiros também correram pela equipe, como Ingo Hoffmann e Chico Serra, que mais tarde se tornaram figuras icônicas na Stock Car. O filho de Wilsinho, Christian Fittipaldi, também competiu na principal categoria brasileira entre 2005 e 2006.
Wilsinho foi também vice-campeão da Stock Car, em 1991.
Os recordes que podem cair na Stock Car em 2024
O momento em que a Stock Car Pro Series abrir oficialmente a temporada 2024, representará também a contagem regressiva para a quebra de recordes e marcos importantes para pilotos ou para a própria categoria.
— Superado apenas pelo lendário e doze vezes campeão da Stock Car, Ingo Hoffmann, Paulo Gomes é o segundo piloto na história da categoria com mais vitórias (40) e pódios. Mas o não menos icônico Paulão pode ser superado por pilotos que, na época em que o mineiro radicado em Ribeirão Preto encerrou sua carreira, eram chamados de “babyssauros”.
Com 39 vitórias na Stock Car, Thiago Camilo está a um triunfo de igualar a marca de Paulo Gomes e novamente fazer história no automobilismo brasileiro.
Cacá Bueno e Ricardo Maurício, ambos com 37 primeiros lugares, também podem superar Paulão. Já o tricampeão Ricardo Maurício soma 89 pódios na Pro Series e está a apenas dois de empatar com Gomes na estatística.
— Em 2023, dois pilotos romperam a barreira das 300 corridas disputadas na Stock Car: Allam Khodair e Ricardo Maurício. Nesta nova temporada, contudo, mais cinco pilotos podem alcançar a marca tricentenária: Daniel Serra (atualmente com 296 largadas), Marcos Gomes (291), Átila Abreu (285), além de Julio Campos e Ricardo Zonta (ambos com 278).
— Dono de dois títulos da Pro Series, Gabriel Casagrande chega a 2024 como atual campeão e com a possibilidade de se converter no mais jovem tricampeão da Stock Car. Se conquistar a taça na Super Final desta temporada, marcada para 15 de dezembro, em Interlagos, o paranaense alcançará o feito com 29 anos, nove meses e 26 dias. Jamais outro piloto foi tricampeão da categoria antes dos 30 anos.
— 2024 será o ano em que acontecerão duas marcas centenárias muito importantes para a Stock Car. A primeira delas será alcançada pela Toyota, que vai completar 100 corridas da sua trajetória na competição. A fábrica japonesa, que estreou na Pro Series em 2020 e totaliza 90 largadas, vai chegar aos três dígitos durante a quinta etapa da temporada, no dia 30 de junho, no Velocitta.
O Rio Grande do Sul também vai atingir 100 corridas na Stock Car. Até o momento, a competição realizou 99 largadas em solo gaúcho: 37 em Tarumã, 25 em Santa Cruz do Sul, 24 no Velopark e 13 em Guaporé. Portanto, a primeira prova da oitava etapa, no fim de semana de 7 e 8 de setembro, em Santa Cruz do Sul, representará a centésima corrida da categoria nos Pampas. Goiânia receberá sua prova número 80, enquanto Cascavel chegará a 30 largadas.
— Ainda em 2024, Felipe Fraga e Rafael Suzuki completarão dez anos de suas estreias na Stock Car. Fraga, aliás, estreou vencendo e se eternizou como o mais jovem a triunfar na categoria, com apenas 18 anos, na Corrida de Duplas, disputada em Interlagos, em parceria com Rodrigo Sperafico.
— Por último, mas certamente não menos importante, no dia 22 de abril a Stock Car vai completar 45 anos de vida.
Arthur Leist entre os novos talentos que chegam para a temporada 2024
A principal categoria do continente apresenta três caras novas para o público. São pilotos que este ano farão a primeira temporada completa.
Campeão da categoria de acesso Stock Series em 2023, o paranaense Zezinho Muggiati, de 20 anos, sobe à principal divisão do automobilismo brasileiro neste ano graças ao maior prêmio já pago no esporte a motor do país: o equivalente a R$ 2,5 milhões, concedidos ao dono do título da categoria de acesso justamente para ter a oportunidade de medir forças entre os melhores pilotos do Brasil. Muggiati elegeu a equipe KTF Sports para disputar sua primeira temporada na Stock.
Dois talentosos e promissores gaúchos também farão a primeira temporada na Stock Pro Pro Series em 2024. Arthur Leist vai debutar como piloto da equipe Full Time Sports, com apoio da Toyota Gazoo Racing Brasil. Natural de Novo Hamburgo, o jovem de 22 anos fará seu primeiro ano completo na competição, assim como Gabriel Robe.
Campeão da Stock Series em 2017 e vice-campeão em quatro temporadas, o piloto nascido em Pelotas é uma das atrações da mais nova equipe do grid: a WOKIN Garra Racing, que assim como Robe sobe da divisão de acesso e entra de cabeça na Stock Car.
Quem também acelera em 2024 para fazer sua primeira temporada completa na Stock Car Pro é Raphael Teixeira. Depois de ter feito dez corridas (cinco etapas) com a Scuderia Chiarelli no ano passado, o piloto vai correr por uma equipe que estreia neste ano na categoria: a ASR Competições.
De casa nova para o campeonato
Entre os pilotos que já estavam habitualmente no grid no ano passado, seis deles mudaram de casa em 2024. Rafael Suzuki estreará parceria com a TMG Racing, Julio Campos foi para a Pole Motorsport, Felipe Baptista assinou com a Crown Racing para 2024, Nelson Piquet Jr. e Gaetano Di Mauro formam uma nova dupla com endereço inédito (Cavaleiro Sports) e Lucas Kohl defende a WOKIN Garra Racing. Em contrapartida, 20 competidores apostaram na continuidade e permanecem nos times onde já estavam no ano passado.
Por E. Cortez