O Governo de São Paulo reforçou os cuidados com as mulheres neste ano com o movimento SP por Todas, que deu visibilidade para importantes avanços como a ampliação de salas de Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) 24h em plantões policiais, o novo aplicativo que permite acionamento de botão de socorro por mulheres com medidas protetivas, carretas itinerantes para levar saúde e auxílio profissional, além de linhas de créditos especiais para elas. É a primeira vez que as políticas públicas estaduais são trabalhadas de forma integrada, lideradas pela Secretaria de Políticas para a Mulher.
“O movimento SP Por Todas representa um marco histórico para o estado de São Paulo, pois, pela primeira vez, conseguimos integrar políticas públicas essenciais de segurança, saúde e autonomia profissional voltadas para as mulheres de maneira conjunta e eficaz. Essa integração permite um atendimento mais completo e humanizado, fortalecendo as mulheres nas diversas esferas de suas vidas, desde a proteção contra a violência até o apoio no desenvolvimento profissional e na promoção da saúde. O movimento simboliza um compromisso do governo estadual em criar um ambiente mais seguro, igualitário e de oportunidades para todas as mulheres”, afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.
A gestão intensificou as ações de apoio às mulheres também em campanhas Agosto Lilás, focada na conscientização sobre prevenção e combate à violência, Outubro Rosa, no combate ao câncer de mama, e recentemente com o “SP Por Todas: 21 dias Por Elas”, reunindo serviços e ações para fortalecer a segurança do público feminino.
Com a ampliação da rede para denúncias, o número de boletins de ocorrência feitos pelas DDMs entre janeiro e outubro de 2024 aumentou 7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registrados quase 138,1 mil BOs.
No mesmo intervalo, os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Estado de São Paulo registraram 81,3 mil pedidos à Justiça de medida protetiva de urgência para vítimas de violência doméstica e familiar. O número representa um aumento de 53,4% das solicitações em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ajuizados 53 mil pedidos.
Segurança
A segurança é um dos pilares do movimento, com novas iniciativas que buscam garantir a proteção das mulheres vítimas de violência. Lançada em março, a Cabine Lilás se tornou um ponto de apoio importante, oferecendo orientações sobre como obter medidas protetivas. Até novembro, foram quase 5 mil atendimentos e 23 agressores presos.
Foto: Governo de SP