A revitalização de uma moradia em Rio Claro tem sido feita por um grupo de pessoas que se sensibilizou com a situação. Os voluntários se uniram e a reforma começou na última sexta-feira (4). A residência que é germinada, ou seja, separada apenas por uma parede da outra, ficou praticamente destruída após incêndio registrado no vizinho, mas que se alastrou pelo imóvel que fica no bairro Vila Alemã.
Os moradores estavam no local e conseguiram sair sem ferimentos, porém a proprietária que está desempregada segue muito abalada. Ela morava no local com o filho e aguarda a reforma para poder retornar. “Se não fossem os voluntários não sei o que ia fazer da minha vida, eu não ia conseguir reconstruir a casa”, disse muito emocionada.
A reforma tem sido feita por meio de parceria. “A parte do telhado começou a ser feita na sexta-feira (4) trocando toda a parte que foi queimada; temos só que agradecer aos parceiros e colaboradores que estão ajudando na reconstrução da casa que foi bastante danificada, temos projetos e empresas como parceiros”, destacou o vereador Moisés Marques, idealizador do Projeto Sal da Terra, que é uma organização social sem fins lucrativos criada oficialmente em 2019 com o propósito de contribuir para o desenvolvimento intelectual e social de crianças e jovens que vivem em situação vulnerabilidade social.
O Projeto Social Sal da Terra entrou com mão de obra dos voluntários para retirada dos entulhos do local. A reforma conta com o apoio de parceiros autônomos, como carpinteiro, pintor, calheiro, além do profissional que refaz todo o forro. Quem quiser contribuir com a família e ajudar com as obras pode procurar um dos voluntários do projeto.
O incêndio foi registrado no dia 17 de maio. Bombeiros foram acionados para conter as chamas e conseguiram evitar que os danos fossem maiores.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação