O momento difícil da pandemia tem sido para muitas pessoas de reflexão, de como podem mudar algumas atitudes, de como se transformar e transformar outras pessoas e de solidariedade para muitas delas. Foi assim, durante a quarentena, que nasceu a Associação Olhar.360, os integrantes tiveram um olhar para o próximo, se reuniram e colocaram em prática as ações de levar alimento àqueles em situação de vulnerabilidade. “O grupo nasceu de uma mobilização social destinada a ajudar moradores em situação de rua e famílias em risco social. Os voluntários vão às ruas com todas as precauções necessárias para conhecer e compreender as necessidades dos desabrigados. Nas visitas, são entregues alimentos, roupas e cobertores”, explicou uma das voluntárias, a psicopedagoga Aline Secco Buchidid.
A Associação surgiu pela união de amigos e é composta por pessoas de todas as idades, de várias denominações religiosas, que voluntariamente doam, além do seu tempo, alimentos, roupas, agasalhos, calçados, cobertores e principalmente amor. “Uma simples refeição, um agasalho e uma palavra amiga são ferramentas fundamentais para possibilitar o resgate da autoestima objetivando a sua reintegração social”, avalia Aline.
Os voluntários ressaltam que se sensibilizaram, principalmente, por ser um momento em que todo mundo precisa se ajudar. “A carência dos recursos materiais das pessoas em situação de rua não as tornam menos cidadãos. São eles que devem ter prioridade no senso de fraternidade que propicia momentos de reflexão sobre os valores da vida, hoje tão banalizada”, observa a voluntária.
Para conseguiram desenvolverem as ações contam também com doações dos alimentos, atualmente, a Associação tem o apoio de diversos estabelecimentos parceiros que doam os mantimentos. O grupo conta com 10 voluntários que realizam a busca por doações, o preparo dos alimentos e a entrega. Em média já serviram 750 marmitas para moradores de rua e famílias que passam por dificuldades. O sentimento é de gratidão e de esperança. “Sempre teremos algo a oferecer e a receber. Ajudar o próximo nada mais é do que agir na direção da solidariedade para a formação de um mundo mais justo e feliz, razão pela qual a Associação Olhar. 360, entre outras, tem a seguinte premissa: ‘Todos os Problemas são Problemas de Todos’”, destaca Aline.
Os interessados em contribuir, podem entrar em contato pelo telefone: (19) 9.9443-5913.
Fotos: Divulgação