A SSVP (Sociedade São Vicente de Paulo), Conselho Central de Rio Claro, promove uma ação de Formação Aberta para voluntários e comunidade.
A formação acontecerá no dia 18 de julho, quinta-feira, a partir das 19h30, na Capela de São Judas Tadeu, na Rua 5 com as Avenidas 36 e 28.
Os conteúdos serão ministrados pelo Diácono Edgar, sobre o tema “Igreja Católica na CEB’s e Pastorais, uma perspectiva histórica e atual”.
CEB’s é a sigla que desina o termo Comunidades Eclesiais de Base e pastorais. A comunidade de base é um tipo de grupo formado por pessoas que pertencem à mesma comunidade, e que se reúnem regularmente para orações, celebrações e reflexões sobre temas bíblicos que discutidos à luz de sua própria experiência de vida.
Já as pastorais são essencialmente grupos de serviço prestado ao próximo. Os membros das pastorais são denominados “agentes pastorais” ou “agentes de pastoral”.
Toda pastoral exige em si mesma um objetivo, uma característica e uma necessidade, de forma que ela é constituída como necessidade primária na evangelização e serviço nas dioceses e nas paróquias.
Os agentes de pastorais atuam em diversas áreas e levam apoio, orientações e conforto espiritual para os irmãos brasileiros que frequentam ou não as comunidades. Regularmente participam de cursos e encontros de formação para que possam trabalhar junto às comunidades com plena consciência do que fazem e da correta finalidade do seu trabalho. São exemplos algumas pastorais: Jovens, Liturgia, Batismo, Comunicação, Familiar, Catequese, Crisma, Dízimo, Carcerária entre outras.
A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e nos livros sagrados.
A SSVP Conselho Central de Rio Claro se notabiliza pela forte tradição religiosa e de atuação social em Rio Claro, desenvolvendo, além dos trabalhos religiosos, também ações em prol dos mais necessitados, contando sempre com atuação forte do voluntariado.
Foto: SSVP Rio Claro