Atualmente, estamos vivenciando uma separação enorme da sociedade, pois por muitos anos não havia mais essa essência política nos corações brasileiros, mas nas eleições desse ano vemos algo muito ruim para a nação brasileira: ela está se dividindo ao meio por interesses políticos.
As pessoas estão brigando entre si, por terem opiniões diferentes sobre a política, por outro lado, a essência brasileira relacionada ao interesse político aumentou muito, resultado dos anos onde a população estava perdendo o seu lado patriota.
Hoje em dia recuperamos esse lado de se sentir no dever de ajudar o país em que vivemos. Mas começaram, então, as brigas entre a família e amigos por votarem em candidatos diferentes. Essas brigas surgem pela falta de respeito e falta de conhecimento, com humilhação das pessoas que não escolheram ter mesmo candidato.
Devemos mudar isso, pois o voto é individual e não se pode condicionar em amizades, relações famílias, dentre outros. É muito importante recuperarmos os nossos interesses na política, mas jamais maltratar outras pessoas por não pensarem igual…
Por isso, vejo que o Brasil está dividido nessa eleição e apresenta brigas entre si com ataques ao passado dos candidatos e julgamentos devido ao voto. Não devemos deixar isso nos influenciar, pois somos apenas um número para os políticos. Logo, como podemos desfazer amizades ou parar de falar com parentes só pela opinião ou sua forma de pensar?
Devemos nos unir e nos apoiar pelo bem da nossa terra e, enfim, crescer como uma nação.
Texto escrito pelo aluno Murillo Henrique Zanchetta Quirino, sob curadoria de Rafael Cristofoletti Girro e Jean Erik Bacciotti, ambos alunos da Escola Estadual Heloisa Lemenhe Marasca e pertencente a Rede Camões de jornais escolares. O texto tem caráter pedagógico.
Foto: Divulgação