No próximo dia 9 de novembro, o autódromo de Interlagos, em São Paulo, vai ganhar uma escultura de 3,5 metros de altura com o rosto de Ayrton Senna. A responsável pela obra é uma artista plástica que conviveu de perto com o piloto brasileiro: sua sobrinha Lalalli Senna.
O projeto é antigo. Surgiu inicialmente em 2014 quando a mãe de Ayrton, Neyde, pediu para que a neta fizesse um busto do atleta. O trabalho ficou pronto no final de 2015. Depois, surgiu a ideia de fazer uma obra derivada desta primeira, mas em um porte muito maior, como uma forma de presentear os fãs do piloto. Assim, aos poucos, Lalalli Senna foi desenvolvendo “Nosso Senna”, como é denominada a escultura em porte monumental que será instalada no Setor A de Interlagos.
O objetivo, segundo ela, é colocar a obra ao lado da torcida, como se Senna estivesse junto ao público, olhando para a pista de corrida.
A escultura é feita de alumínio polido e facetado, o que significa que ela forma uma superfície espelhada. A escolha desse material foi proposital, explica Lalalli, para que os torcedores se vissem refletidos na peça.
O lançamento da homenagem marcará as comemorações de 50 anos de corridas de F1 no Brasil.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução