Produção e venda de veículos derrapam em maio
A suspensão de fábricas do Rio Grande do Sul direta ou indiretamente afetaram o ritmo do setor automotivo em maio. De acordo com a Anfavea, houve um recuo de -24,9% na produção em relação a abril, agravado também pela greve da Renault e operações reduzidas de Ibama e Ministério da Agricultura e Pecuária, responsáveis pelas liberações ambientais de veículos e contêineres de componentes.
Nas contas da entidade, 167 mil autoveículos foram produzidos, porém 43 mil carros deixaram de ser feitos conforme o planejado. Além de Renault, Volkswagen e General Motors também tiveram suspensão de operações.
Maio foi um mês com vendas abaixo de abril (-12%), porém 10% acima de maio de 2023. Os licenciamentos totalizaram 194 mil unidades.
Confira abaixo os veículos mais vendidos de janeiro até maio.
Modelo | Unidades |
1º Fiat Strada | 49.050 |
2º Volkswagen Polo | 48.181 |
3º Chevrolet Onix | 34.752 |
4º Hyundai HB20 | 32.938 |
5º Fiat Argo | 32.204 |
6º Fiat Mobi | 26.233 |
7º Volkswagen T-Cross | 25.583 |
8º Hyundai Creta | 24.673 |
9º Nissan Kicks | 23.505 |
10º Chevrolet Onix Plus | 23.369 |
Jovens são mais familiarizados com carros elétricos
A cada mês, novos modelos de carros elétricos são lançados no mercado. Mas uma pesquisa da OLX, plataforma de classificados de autos, mostra que os brasileiros ainda estão pouco familiarizados essa nova tecnologia.
Somente 17% se consideram totalmente por dentro da temática dos carros elétricos. Entre os que afirmam ter bom entendimento do assunto, destacam-se indivíduos da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2009), que compõem 57% das respostas. Já os Millenials (de 1984 a 1994) sinalizaram o menor percentual, com 32% das respostas.
Em relação à infraestrutura para esse tipo de modelo, apenas 15% dos entrevistados acreditam haver estrutura totalmente adequada para recarga dos carros elétricos no País. Outros 27% entendem que está em grande parte adequada. Já entre os que acham que a estrutura está parcial ou totalmente inadequada somam 36% das respostas.
Linha 2025 de sedã e SUV Lexus
Dois modelos Lexus chegam à linha 2025 com novidades em conteúdos. O sedã ES 300h, que custa R$ 360.990, recebe sistema de áudio Mark Levinson com 16 falantes e subwoofer e carregador de celular por indução. Seu sistema híbrido combina motor 2.5 a gasolina com elétrico e juntos entregam 211 cv de potência. Segundo o Inmetro, faz consumo de 16 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada.
O outro modelo 2025 é o SUV NX 350h, que na versão Dynamic (R$ 385.990) passa a vir com sensor de abertura do porta-malas por movimento, rodas de 20″, câmera 360 graus e alerta de ponto cego – esses três itens também estão na versão Luxury (R$ 409.990). O sistema híbrido do SUV é de quarta geração: motores a gasolina e elétricos rendem juntos 246 cv.
CURTAS
- A Kia Brasil abriu mais uma concessionária full service, agora na cidade de Barueri (SP), no bairro de Alphaville. A Kia Sinal Alphaville é o 2º ponto de venda e pós-venda do Grupo Sinal, que já opera a marca na capital paulista desde julho de 2023.
- Fora do mercado desde 2018, a Renault voltou a importar da Argentina o Kangoo na versão furgão. Público-alvo serão pequenas e médias empresas (70%) e grandes frotistas e operadores logísticos (30%), se valendo do diferencial da porta lateral corrediça e preço competitivo, de R$ 120.800. O motor é o motor 1.6 flex de 115 cv e o furgão leva 3.300 litros de carga.
- A GWM oficializou que o Haval H6 será o primeiro modelo a sair da linha de produção de Iracemápolis (SP) para vendas no primeiro semestre de 2025. A chinesa não especificou qual versão será. Hoje a marca vende uma opção híbrida e três plug-in.
- A brasileira Luciana Herrmann, diretora regional de Comunicação da Nissan América Latina, foi reconhecida com o prêmio internacional “Woman of Worth 2024”, outorgado pelo Women’s Worldwide Car of the Year. Trata-se de um reconhecimento da contribuição de mulheres na indústria automotiva e suas conquistas na igualdade de gênero, diversidade, equidade e inclusão no mundo.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: lucia@viadigital.com.br