Renault Stepway sai de linha após 16 anos de mercado

O Renault Stepway, um hatch com estilo de SUV compacto e que surgiu em 2008 como versão aventureira do Sandero, sai de cena.
Com vendas médias mensais de menos de 400 unidades e a necessidade da Renault em modernizar seu portfólio tornaram sua permanência insustentável, especialmente após o lançamento do Kardian, seu substituto natural.
O Stepway ofereceu motorizações de 1.0 e 1.6, destacando-se pelo consumo eficiente, espaço interno e preço competitivo.
O Renault possui boa aceitação no mercado de usados, sendo conhecido por sua robustez e baixa manutenção, com desvalorizações aceitáveis em comparação com outros modelos.
Além do Stepway, saíram de linha Sandero (2022) e Logan (2024), todos remanescentes da era Dacia (a marca romena de modelos mais acessíveis do grupo Renault).
Novo Kicks vai conviver com o atual, que passa a ser Kicks Play

O novo Nissan Kicks está prestes a ser lançado, mas a montadora decidiu manter o modelo atual, agora denominado Kicks Play, com o objetivo de agregar volume no mercado.
O Kicks Play está disponível em três versões. A versão Sense, por exemplo, agora conta com rodas de liga leve aro 17” e recursos como o Nissan Safety Shield.
O motor continua sendo o 1.6 de até 113 cv, mas para atender às novas normas do Proconve L8 teve de passar por pequenas reduções de torque e um discreto aumento de consumo.
Os preços das versões são: Kicks Play Active Plus a R$ 117.990, Sense por R$ 126.890 e Advance Plus a R$ 146.790. A linha já está disponível nas cores: branco Diamond, prata Classic, cinza Grafite, preto Premium e vermelho Malbec.
Stellantis confirma Leapmotor C10 no Brasil

O primeiro carro elétrico da Leapmotor a chegar ao Brasil será o C10, que está em testes pela Stellantis Tech Center South America.
A Leapmotor é uma montadora chinesa de veículos elétricos com participação de 49% da Stellantis.
O C10, um SUV médio premium, é produzido na Polônia. Seu design inclui faróis de LED finos, maçanetas embutidas e uma barra luminosa traseira. O interior é minimalista, com um painel de instrumentos de 10,25”, um display central de 14,6” e 26 porta-objetos.
Equipado com motor de 217 cv e bateria de 69,9 kWh, o C10 oferecerá autonomia de aproximadamente 290 km no Brasil.
Ora 03 2025 ganha estepe e mais conectividade

A linha 2025 do elétrico GWM Ora 03 recebeu atualizações para atender às demandas dos clientes, segundo a marca chinesa.
Entre as mudanças, está a inclusão de estepe de série nas versões Skin (R$ 159 mil) e GT (R$ 187 mil), além da integração ao aplicativo My GWM, que oferece recursos de conectividade.
O motor elétrico continua com 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, mas a autonomia da versão Skin é de 232 km, enquanto a versão GT foi reduzida de 319 km para 295 km. Segundo a marca, isso se deve ao acréscimo de peso do conjunto estepe e ferramentas.
O porta-malas permanece com 228 litros de volume.
Kia lança no Brasil seu elétrico topo de linha

O Kia EV9, um SUV elétrico de 7 lugares, chega ao Brasil por R$ 749.990.
Ele mede 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 m de altura, e exibe um design elegante e de geometria robusta.
O EV9 tem dois motores elétricos que geram 385 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e possui autonomia de 434 km. A bateria é de 99,8 kWh.
O SUV prioriza materiais não animais e itens ecológicos, como bioplásticos e tecidos reciclados. O painel panorâmico inclui duas telas de 12,3” e uma de 5” para o ar-condicionado, além de bancos frontais com aquecimento, ventilação e massagem.
Traz ainda recursos avançados de assistência ao condutor e segurança, incluindo 10 airbags.
O porta-malas oferece 333 litros com sete ocupantes e amplia para 828 litros sem a terceira fileira de bancos.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: lucia@viadigital.com.br