Produzir um jornal impresso é rotina que o Diário do Rio Claro segue há 132 anos.
De 1886 para 2018, muitas coisas mudaram, desde a forma de impressão, o tipo do papel, a estrutura da página e a forma de distribuição.
Com tanta mudança, o que se manteve intacto foi o Respeito ao Leitor e o compromisso com a informação.
Um jornal Centenário, mas ligado às inovações tecnológicas, o Diário foi pioneiro no município ao empreender a distribuição gratuita no formato ‘.pdf’ através do aplicativo WhatsApp.
Nessa semana, o jornal ultrapassou os 1.500 assinantes virtuais únicos, ou seja, que recebem e repassam a um número incontável de pessoas. “É uma forma nova de distribuição de conteúdo, inédita no município, e a recepção tem sido ótima. Desses mais de 1,500 assinantes que recebem, sabemos que eles repassam o arquivo, então, esse número é muito maior e exponencial.
Não sabemos ao certo quantas pessoas recebem, pois o compartilhamento é muito grande e recebemos mensagens de pessoas comentando sobre o jornal das mais diversas partes do Brasil e também do exterior”, analisa a chefe de redação, Vivian Guilherme.
Hoje, são leitores que recebem o jornal através de quatro grupos no WhatsApp e outros que recebem através de lista de transmissão no aplicativo. Para Vivian, o retorno é positivo, pois mais pessoas são atingidas com essa tecnologia. “É um outro tipo de público que atingimos com esta forma de distribuição, pois é muito fácil, a informação chega até você.
É ideal para quem vive a correria do dia a dia. Com o jornal no celular, você pode ler em qualquer lugar, a qualquer hora e, se já tiver baixado o arquivo, pode ler sem estar conectado à internet”, ressalta.
Segundo a diretora do departamento comercial, Jucinei Almeida, quem também sai ganhando são os anunciantes do Diário. “Com essa distribuição gratuita, além de compartilhar informação, estamos compartilhando também nossos parceiros comerciais. Eles são vistos por muitas pessoas, além dos leitores do jornal impresso e dos internautas que acessam o nosso site e redes sociais. A recepção tem sido ótima”, avalia Jucinei.
Para receber a edição do Diário gratuitamente, acesse com o seu celular o link: https://chat.whatsapp.com/BKah3anQwglC8FGt4dFEsV. Ou, para ser incluído na lista de transmissão, envie uma mensagem por WhatsApp para o telefone (19) 9.8891-2309, informando o seu nome completo. Pronto! Você passará a receber a edição diariamente! A partir da meia-noite, você já estará com o Diário na palma da sua mão!
Fique bem informado o dia todo, siga o Diário:
www.j1diario.com.br
www.instagram.com/diariodorioclaro
www.facebook.com/diariodorioclaro
www.twitter.com/Diario_rioclaro