O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro (Sindmuni) inicia os preparativos para a campanha salarial de 2023. A entidade realiza na próxima sexta-feira (27) assembleia para discutir a pauta de reivindicações (incluindo as cláusulas financeiras) da categoria, que tem data-base em 1º de fevereiro.
Para isso, o sindicato convoca os servidores associados da administração direita e indireta para participar da reunião. Isso inclui os funcionários da prefeitura, Fundação Municipal de Saúde, Fundação Ulysses Guimarães, Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), Arquivo Público e Histórico do Município, Instituto de Previdência, além da Câmara Municipal.
A atividade está marcada para as 17 horas na sede do Sindicato dos Bancários localizado na Rua 3, 1887, Centro. Para participar, o servidor deve apresentar a carteirinha de sócio ou documento pessoal com foto. De acordo com o Sindmuni, a exigência visa aumentar a segurança dos participantes.
“Por motivo de segurança e garantindo a participação do servidor associado nas decisões e deliberações, a assembleia será restrita aos servidores associados, tendo em vista que na última assembleia ocorrida no ano passado, um grupo de manifestantes não associados e maioria não sendo nem funcionários públicos, ocupou a assembleia impedindo os servidores municipais de participarem da assembleia”, explica o sindicato.
O sindicato realiza uma primeira chamada às 17 horas e, não havendo quórum, a assembleia acontece meia hora depois com qualquer quantidade de servidores presentes. Além da pauta de reivindicações da campanha salarial pretende obter autorização dos servidores municipais para que a diretoria do sindicato possa firmar acordo coletivo de trabalho ou acordo judicial em dissídio coletivo para definir o reajuste de salário e condições de trabalho para os funcionários públicos municipais.
Edital de convocação está sendo publicado na imprensa escrita assinado pelo presidente do Sindmuni, Carlos Alberto do Monte. A discussão sobre a campanha salarial já começou com a realização de reuniões setorizadas. Na semana passada representantes do Sindmuni dialogaram com os agentes comunitários de saúde. Antes, o sindicato participou de reunião no Daae.
Vale lembrar que ano passado, os servidores públicos municipais de Rio Claro conquistaram reajuste salarial de 8%. O cartão alimentação teve aumento de 22,44%, passando de R$ 490,00 para R$ 600,00. O acordo coletivo de trabalho tem 51 cláusulas entre financeiras e sociais.
Por Redação DRC / Foto: Reprodução/Facebook/Sindmuni