Muito boa a estreia do Brasil nas Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo de 2026. Na primeira partida sob o comando do técnico Fernando Diniz, o Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1 em partida disputada na noite de sexta-feira (8), no estádio Mangueirão, Belém do Pará, que recebeu grande público.
O atacante Neymar, em seu retorno à seleção brasileira desperdiçou uma penalidade máxima, ainda na primeira etapa, defendida pelo goleiro Viscarra. Porém, o atacante camisa 10 do Brasil não passou em branco. Ele marcou o seu 78º. gol vestindo a camisa da seleção, superando Pelé, segundo a contagem da FIFA.
Para o Brasil ainda marcaram Rodrygo, que finalizou já dentro da pequena área, após boa triangulação do ataque pela direita, aos 23’ do primeiro tempo. O camisa 7 Raphinha ampliou logo a 1 minuto do segundo tempo, batendo rasteiro de pé esquerdo, à direita do goleiro boliviano
Estava fácil, e Rodrygo, aos 7, invadiu a área e estufou as redes bolivianas. Faltava a cereja do bolo, e ela veio aos 16 minutos, quando Neymar bateu forte de pé direito já dentro da área para marcar o seu 78º. gol com a camisa da seleção brasileira. Na comemoração, saiu socando o ar em homenagem a Pelé, que comemorava assim a maioria dos seus gols.
A Bolívia diminui o placar aos 32, com Victor Ábrego, aproveitando-se de um contra-ataque que pegou exposta a defensiva brasileira, problema recorrente nas equipes treinadas por Fernando Diniz, que o técnico vai precisar corrigir na seleção.
O Brasil fechou a goleada novamente com Neymar. Ele pegou de primeira, o cruzamento de Raphinha pela direita e bateu sem chances para Viscarra. Final de jogo, 5×1 Brasil, e boa estreia da seleção nas Eliminatórias, apagando um pouco a má impressão deixada nos últimos jogos amistosos, disputados este ano, sob o comando do técnico Ramon Menezes.
A seleção brasileira volta à campo pelas Eliminatórias, na próxima terça-feira (12), quando enfrentará o Peru, em Lima, às 23 horas (horário de Brasília).
Nos outros jogos da primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, os resultados foram esses: Paraguai 0 x 0 Peru, Colômbia 1 x 0 Venezuela, Argentina 1 x 0 Equador, Uruguai 3 x 1 Chile. O Brasil está em vantagem no saldo de gols, em relação a Colômbia, Argentina e Uruguai, que também venceram na primeira rodada, e lidera a competição que classificará as 6 melhores equipes ao Mundial de 2026.
Por Geraldo Costa Jr. / Fotos: Vitor Silva/CBF