A segunda sexta-feira de 2023 é 13. No ano passado tivemos uma sexta-feira em maio. Neste ano haverá duas sextas 13: em janeiro e em outubro. Mas como ocorre essa união? O encontro do dia 13 com a sexta-feira ocorre sempre que domingo é o primeiro dia do mês. Ou seja, como o dia 1º de janeiro caiu num domingo temos hoje a sexta-feira 13.
A sexta-feira 13 é conhecida como um dia de má sorte e de azar. Por isso, muitas pessoas receiam essa data imaginando e temendo que algo ruim pode acontecer. Tanto temor leva os mais supersticiosos a adotar medidas de proteção como ficar em casa e se resguardar, e evitar cruzar com gatos pretos, quebrar espelhos, passar por debaixo de escadas, entre outros rituais e crendices que “dão azar”.
Como se isso não bastasse, o cinema norte-americano imortalizou a data com uma série de filmes de terror. Quem não se lembra do Jason e sua máscara e facão? Esse serial killer das telas virou um símbolo da data, ao mesmo tempo em que reforçou as crendices em torno dela.
Não há uma teoria única sobre a origem da associação entre a data e o azar. Tudo deriva de uma combinação de crenças religiosas e culturais. Para o cristianismo, por exemplo, a sexta-feira traz azar porque foi o dia da semana em que Jesus foi crucificado. Além disso, a Última Ceia reuniu 13 pessoas: 12 apóstolos e Jesus. Entre os apóstolos, estava Judas, o traidor. Jesus morreu no dia seguinte, uma sexta-feira. O 13 também é o número da besta, do anticristo, o livro do Apocalipse.
Já na mitologia nórdica tem uma lenda sobre a realização de um banquete com 12 deuses. Loki, deus do mal e da discórdia, não foi convidado e, por isso, armou uma briga que terminou com a morte do deu Baldur. Também há contos de que as bruxas saíam nas noites de sexta-feira para rogar pragas contra a humanidade.
Por outro lado, alguns fatos históricos ocorridos nessa data também reforçam as superstições. Um deles vem da França quando o rei Felipe IV iniciou, numa sexta-feira (13 de outubro de 1307), a perseguição dos templários. No Brasil, o governo militar decretou o AI-5 em 13 de dezembro de 1968. De fato, há muitos fatos e lendas que podem ser relacionados com a sexta-feira 13. Depende de cada um se vai considerar o 13 número da sorte ou do azar.
Por Redação DRC / Foto: Reprodução/Internet