O período das festas de Natal e Ano Novo é de grandes expectativas de modo em geral e principalmente para a economia, momento em que as vendas são aquecidas. Outro setor que deve comemorar é o de bares e restaurantes que espera fechar com saldo positivo. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, que responde por quase 50 municípios no interior, as vendas de 2021 devem chegar a 80% do volume de 2019, na média. Porém, diversos restaurantes da região já contabilizam movimento de clientes e reservas para confraternizações semelhante à pré-pandemia.
O mesmo se confirma com a Associação Rio-clarense de Bares e Restaurantes (Ariobar). O presidente Gustavo Sousa destaca que desde a reabertura dos estabelecimentos o clima é otimista e satisfatório. “Em relação às festas de final de ano, temos uma visão extremamente positiva para nosso setor. Na verdade, desde a reabertura em 08 de abril deste ano, os resultados do setor vêm superando as expectativas. E em nossa cidade, já voltamos aos índices pré-pandêmicos desde o começo do segundo semestre deste ano”, observa.
Gustavo destaca o salto que os estabelecimentos tiveram que dar durante a pandemia para enfrentar os prejuízos, se adaptarem com o isolamento e portas fechadas. Aquela velha estratégia tentar crescer na fase de dificuldade e com isso ter o resultado atual. “Isso se deve, muito em parte, do salto de qualidade dos bares e restaurantes depois de todo esse tempo de quarentena. A pandemia foi uma espécie de pós-graduação forçada para todos os empresários do setor. Sabemos muito mais sobre nosso negócio agora do que em fevereiro de 2020. E também tivemos que desenvolver novas habilidades, tanto pessoais quanto empresariais, para conseguirmos superar todas as dificuldades impostas pela quarentena e pela pandemia. Fizemos nossa lição de casa; a Ariobar chegou também para fortalecer e unir o setor, e agora colhemos os frutos desse nosso trabalho”, avalia. Porém, ressalta: “apesar do otimismo geral que toma conta do nosso setor, vemos também com preocupação a volta da inflação, especialmente na área de alimentos, o que compromete – e muito – nossa margem de lucro”.
FESTIVAL GASTRONÔMICO
Para o próximo ano o setor prepara eventos e elabora outros projetos que devem colocar Rio Claro em evidência no referido mercado. “Para 2022, apesar de ser um ano de eleições presidenciais, também estamos trabalhando com um cenário positivo, especialmente por causa da realização do I Festival Gastronômico de Inverno, em julho, que certamente atrairá não só os rio-clarenses, mas também turistas da região, movimentando a cidade em uma época de baixa temporada para nosso setor”, salienta o presidente da Ariobar.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação