Nesta quinta-feira (24), Rio Claro completa 194 anos. A cidade, que é hoje um importante polo industrial do Estado de São Paulo, conta com 26.220 empregos mantidos pela indústria, sendo que 12% deles estão ligados ao setor industrial cerâmico. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que tem como referência o mês de abril deste ano que registra na cidade o total 63.022 postos de trabalho.
A cidade de Rio Claro conta hoje, dentro do quadro de associados da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER) com três industrias cerâmicas: Cerâmica Delta, Cerâmica Savane e o Grupo Cristofoletti.
A entidade destaca ainda que, a indústria cerâmica tem um papel muito relevante dentro do contexto sócio econômico da cidade e reponde atualmente por 2.955 empregos diretos somente em Rio Claro. “A relevância do setor industrial cerâmico, tem um peso muito maior quando colocamos nessa equação toda cadeia produtiva, que envolve insumos, maquinas, transporte, varejo e o próprio setor de mineração. Dessa maneira, podemos concluir que o impacto na geração de empregos provocados pela indústria cerâmica tem uma abrangência muito maior na economia de nossa cidade e toda região”, destacou o diretor de Relações Institucionais da ASPACER Luís Fernando Quilici.
Neste mês de aniversário da cidade, o prefeito de Rio Claro Gustavo Perissinotto destacou que diante do quadro de pandemia o momento é de desafio e esperança para retomada econômica com a aceleração de vacinação. “Queremos transmitir uma mensagem de esperança. Estamos atravessando o pior momento de uma crise sanitária. Entretanto, eu tenho muito orgulho de estar como prefeito e estar realizando tantas ações como as que estamos fazendo neste momento. E, vamos torcer e ter esperança que em um futuro próximo, com a vacinação, que a gente possa retomar o mais rápido possível a vida normal”, concluiu.
“Estradas vicinais serão asfaltadas a pedido da ASPACER”, diz vice-governador
O vice-governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia, durante entrevista à imprensa em Rio Claro na última sexta-feira (18), falou novamente sobre a importância da recuperação das entradas vicinais da região e destacou o atendimento feito à demanda da ASPACER sobre a questão. “As estradas vicinais serão asfaltadas em Santa Gertrudes a pedido da ASPACER, que é do Polo Ceramista e fez esse pedido entendendo que, os asfaltamentos dessas estradas vão melhorar não só o tráfego, mas também a qualidade do ar da região”, destacou Garcia que esteve visitando a sede da ASPACER.
Dentro da região do Polo Cerâmico, as estradas que receberão melhorias do Governo do Estado, dentro do programa Novas Vicinais são as vicinais: NV20 RCL, entre Corumbataí e divisa com Rio Claro com custo de R$ 21 milhões e os trechos da SGT-273 e SGT-020 Estrada Municipal Horácio Pascon em Santa Gertrudes que tem obras orçadas em R$ 38 milhões.
Foto: Divulgação