Dezenas de servidores públicos municipais realizaram protesto contra o índice de 4,56% de reajuste salarial proposto pela prefeitura de Rio Claro. A manifestação ocorreu na manhã dessa quinta-feira (27) nas imediações do paço municipal, região central da cidade. A categoria reivindica a reabertura das negociações e a concessão do aumento de 8% aprovado em assembleia pela categoria.
Nas redes sociais do coletivo Servidores em Luta foram postados vídeos de sindicalistas e outras pessoas em apoio ao movimento. Entre eles, a deputada federal Samia Bomfim (Psol), que manifestou apoio à manifestação dos servidores locais.
“Quero registrar meu apoio à manifestação dos servidores da cidade de Rio Claro, estado de São Paulo, que protestam contra o Projeto de Lei 104/2024 que visa privatizar os serviços públicos. Também exigem a imediata abertura da mesa de negociações porque o prefeito indicou um reajuste com menos de 5% que está aquém das perdas salariais dos últimos anos. Quero registrar esse nosso apoio à manifestação que é fundamental e faço um apelo à Câmara para que não aprove esse projeto, e para que o prefeito atenda essa reivindicação tão necessária daqueles que mantêm o funcionamento da cidade de Rio Claro que são os servidores e as servidoras”, disse a parlamentar no vídeo postado na noite de quarta-feira (26).
Frodo, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, também manifestou seu apoio ao ato local. Assim como a deputada, ele solicitou a reabertura das negociações e pediu ao Sindmuni (Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Claro) “que realmente lute em defesa dos direitos e de salários para a categoria que atende a população de Rio Claro”.
A manifestação e o apoio recebido não deram resultado para os servidores. O projeto de qualificação de entidades sem fins lucrativos como organizações sociais foi aprovado pela Câmara na terça-feira (26). Já o projeto do reajuste salarial passou em primeira discussão nessa quinta-feira (27) e voltará ao plenário hoje, às 15h30, para segunda votação.
Por Ednéia Silva / Foto: Frame de Vídeo