A Secretaria Municipal de Mobilidade e Sistema Viário de Rio Claro tem realizado ações para aproximar os servidores. Uma delas é o almoço solidário que acontece uma vez por mês. A segunda edição do evento ocorreu na sexta-feira (20) e contou com a presença do prefeito Gustavo Perissinotto e da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Bruna Perissinotto.
A iniciativa partiu da chefe de gabinete da pasta, Maria do Carmo Guilherme. De acordo com ela, com a pandemia de Covid-19 houve um distanciamento entre as pessoas por conta das restrições impostas pela doença. Agora, os almoços pretendem reaproximar os servidores, além de discutir os problemas de cada um no ambiente de trabalho e buscar possíveis soluções.
Maria do Carmo conta que o primeiro almoço serviu para ouvir os servidores. No segundo, os problemas apontados foram apresentados ao prefeito Gustavo, Bruna, e também aos secretários municipal Rogério Marchetti (Administração), Tu Reginato (Governo) e Paulo Rogério Paulon (Mobilidade Urbana), que também participaram do evento. “Fizemos questão que eles participassem para ouvir e sentir a realidade dos servidores”, comenta Maria do Carmo.
Uma das solicitações dos servidores é a reforma do prédio da secretaria com a construção de salas individualizadas para serviços que demandam privacidade, ou até mesmo para atendimentos à população. Hoje tudo é feito em espaço conjunto, o que pode causar constrangimentos. Outro ponto é a construção de um local próprio para as refeições que atualmente são realizadas em espaço localizado em frente aos banheiros. Também há pedido para uma sala de reunião. O prefeito Gustavo autorizou a reforma que deverá ser realizada em breve.
Segundo ela, o prefeito agradeceu o trabalho realizado pelos funcionários que fazem pintura de solo e sinalização, bem como os agentes de trânsito. As equipes são pequenas, mas atendem toda a cidade. A prefeitura assumiu o compromisso de valorizar esses profissionais, inclusive os agentes de trânsito vão ficar subordinados à Secretaria de Mobilidade Urbana e vão ganhar estatuto próprio. Já Bruna Perissinotto teve contato com os problemas (econômicos, sociais e de saúde) dos servidores para que o Fundo Social possa fornecer auxílio quando necessário.
O cardápio do almoço solidário é escolhido pelos servidores que colaboram como podem para reunir os alimentos. Alguns doam dinheiro, outros ingredientes, tudo de forma coletiva. “Tem um senhor que planta verduras, então ele doou alface para a salada”, informa Maria do Carmo. “A refeição é preparada pelas servidoras da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana”, acrescenta frisando que o almoço é realizado de forma a não atrapalhar o andamento do serviço.
Para a chefe de gabinete, esse tipo de atividade deveria ser realizado por todas as secretarias de forma regular e não somente em confraternizações de final de ano. “As obras e serviços são importantes, mas os servidores também, porque se eles não estiverem bem não conseguem trabalhar e oferecer um atendimento de qualidade à população”, conclui Maria do Carmo.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação