O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) de Rio Claro está com nova sede, na região central, e irá ampliar seus serviços, passando a atender com 15 funcionários. Anteriormente, eram apenas quatro. “Esta expansão é uma resposta à relevância da questão das pessoas em situação de rua em nossa comunidade”, afirma o prefeito Gustavo, que na segunda-feira (25) fez a inauguração oficial da nova sede do Seas, na Avenida 1 entre as ruas 8 e 9.
A assistente social e Coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Gabrieli Aparecida Lopes Filippi, explica que o novo espaço será mais do que um local de trabalho, se destacando como um centro de atividades e apoio, oferecendo oficinas, atendimentos sociais e facilitando a reaproximação das famílias das pessoas ali atendidas.
A mudança para o novo endereço é parte das ações conjuntas da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social com o Comitê Intersetorial de Trabalho com Pessoas em Situação de Rua.
Para a secretária do Desenvolvimento Social, Carol Gomes, o Seas é um equipamento social de extrema importância para reduzir o número de pessoas em situação de rua e para garantir a melhoria das condições sociais dos cidadãos.
O Seas desempenha papel crucial ao desenvolver ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculos de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos. O serviço visa atender, acompanhar e mediar o acesso à rede de proteção social, sendo responsável pela abordagem às pessoas em situação de rua no município.
Da inauguração também participaram os vereadores Vagner Baungartner e Geraldo Voluntário, que destacou a importância do trabalho realizado pelas equipes que atuam no atendimento de pessoas em vulnerabilidade social.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Claro