Em tarde inspirada do camisa 10 Felipinho, o Velo Clube conquistou importante vitória no último sábado (2), fora de casa, diante do EC Taubaté, por 2×0, jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Paulista Série A2.
Precisando da vitória, o Rubro-Verde começou com tudo o jogo e logo aos 13 minutos, boa jogada de Lucas Duni pela esquerda do ataque que levou de vencida seus marcadores e só parou com falta marcada em cima do lance pelo árbitro da partida. Foi aí que começou o show do camisa 10 velista Felipinho. Em cobrança de falta perfeita, ele encobriu o goleiro Leandro e foi comemorar com seus companheiros de equipe a abertura de placar no estádio Joaquinzão.
E tinha mais Velo Clube. Aos 33 minutos, Felipinho bateu escanteio da direta com perfeição, a bola viajou pelo alto e encontrou o zagueiro velista Julio Vaz, que executou de cabeça, certeiro, no chão, sem chance de defesa para Leandro.
Atrás no marcador, o Taubaté foi em busca de diminuir o prejuízo, mas na base do desespero e sem organização, foi pouco eficiente. Mesmo assim, o sempre perigoso atacante Bambam teve boa chance em arremate de pé direito, dentro da pequena área velista, mas, Gabriel Félix, atento e em cima do lance fez excepcional defesa.
Melhor em campo e bem posicionado na retaguarda, atuando com três zagueiros, Julio Vaz, Mancha e Miguel Alcântara, o time velista neutralizava até com certa tranquilidade, a maioria das investidas do Burro da Central. No meio campo, Samuel Norton, Rodrigo Gaia e Felipinho articulavam bem as jogadas e acionavam os laterais Samoel Pizzi, pela direita e Léo Campos, pela esquerda. Vale destacar o esforço dos atacantes Mayco Félix e Lucas Duni, em constante movimentação, tentando abrir espaços na defensiva adversária e contribuindo bastante para o sistema defensivo velista, na primeira linha de marcação, quando o rubro-verde não tinha a posse de bola.
Perdido em campo e sem inspiração, o Taubaté não representava perigo para o Velo Clube. Já no finalzinho da primeira etapa, o Velo poderia ter ampliado o placar. Após desarme da defesa velista, Felipinho recebeu lançamento no grande círculo e arrancou com a bola dominada, ia ganhando na velocidade em direção ao gol, já livre de marcação à sua frente, quando foi puxado pela camisa pelo defensor do Taubaté. O árbitro Gabriel Henrique Meira Bispo não teve dúvida e aplicou o cartão vermelho no lateral esquerdo Fernando Júnior da equipe do Vale do Paraíba.
Na segunda etapa, o Velo Clube, em vantagem no marcador administrou o resultado que lhe era favorável. Com um jogador a menos e perdendo por 2×0, em casa, o Taubaté tentou a reação mas esbarrou no bom sistema defensivo velista montado pelo técnico Guilherme Alves.
O futebol eficiente aliado a determinação tática da equipe do Velo, foram fundamentais para a conquista dos 3 pontos. Com a vitória, o Velo Clube saltou da 9ª. para a 5ª. colocação no campeonato, somando agora 18 pontos ganhos.
O Rubro-Verde volta à campo na próxima quarta-feira (6), quando receberá no estádio Benitão, às 20 horas, o líder e invicto São José, em mais um jogo de fundamental importância para a classificação do Rubro-Verde às quartas de final da Série A2.
Após a vitória contra o Taubaté, a preocupação ficava por conta da contusão do bom lateral direito Samoel Pizzi, que seria avaliado no dia de ontem (4) pelo departamento médico do clube da Rua 3.
Vale dizer que o Velo já conta com o também lateral direito Mizael, lesionado. Em Taubaté, Pizzi foi substituído pelo meio-campo Foguinho, indo Norton para a lateral direita, que se saiu muito bem na função, sem comprometer o rendimento da equipe.
Na vitória frente ao Taubaté, o Velo Clube alinhou com: Gabriel Félix; Julio Vaz, Mancha, Miguel e Léo Campos; Norton, Samoel Pizzi (Foguinho e, depois, Martineli), Rodrigo Gaia (Wesley) e Felipinho; Mayco Felix (Tom) e Lucas Duni (DG). Técnico: Guilherme Alves.
Os atletas Foguinho, Miguel Alcântara, Wesley e Martinelli receberam cartões amarelo pelo Velo Clube.
Confira os resultados da 12ª. rodada do Paulistão Série A2, disputada no último final de semana:
- Noroeste 1 x 1 São Bento
- Capivariano 1 x 2 Linense
- Primavera 4 x 0 Monte Azul
- Rio Claro 1 x 1 Juventus
- São José 1 x 1 P. Santista
- Taubaté 0 x 2 Velo Clube
- Oeste 0 x 1 Ferroviária
- Comercial 1 x 4 XV Piracicaba

Por Geraldo Costa Jr. / Foto: @carol_custanari