A importante vitória fora de casa, na última quarta-feira (23), diante do CA Juventus, por 2×0, na Rua Javari, encheu de moral e otimismo o elenco velista, que agora se prepara para o mais difícil compromisso até o momento pelo Campeonato Paulista da Série A2.
O adversário do Velo Clube, no próximo sábado (26), às 16 horas, no estádio Benitão, será nada menos que a Portuguesa de Desportos, líder da competição, após 9 rodadas, com 21 pontos ganhos.
Diferentemente do que fez nas 6 primeiras rodadas, o técnico velista Fahel Jr. passou a alterar jogo a jogo, a escalação inicial da equipe rubro-verde. A medida se deve ao desgaste natural de alguns jogadores devido aos sucessivos jogos disputados em dias de meio de semana e de final de semana, o que torna escasso o tempo de recuperação física dos atletas.
Esse desgaste tende a ser maior porque, em alguns jogos, como aconteceu em Barueri (contra o Oeste) e em São Paulo (contra o Juventus), as fortes chuvas deixaram os gramados quase impraticáveis para a prática do futebol, aumentando, inclusive, as chances de lesões.
Contudo, a boa preparação do Velo, que tem à frente o Prof. Melhado e o bom planejamento adotado pelo técnico Fahel Jr. no rodízio dos atletas, em posições estratégicas do time, tem permitido ao Velo Clube, superar bem essa dificuldade.
Para o jogo diante da Portuguesa de Desportos, fica a expectativa quanto à escalação inicial do time do Velo, que já tem como certa, o desfalque do zagueiro artilheiro Léo Gobo, que tomou o terceiro cartão amarelo contra o Juventus e cumprirá suspensão automática contra a Lusa da capital.
Outro possível desfalque do Velo, é o também zagueiro Alexandre Carvalho, que saiu lesionado no último jogo. Como opções para a zaga, Fahel Jr. tem no elenco, Gabriel Santiago e Felipe Codognatto.
Nesta sexta-feira (25), o Velo faz os últimos preparativos para o jogo de amanhã, quando o técnico Fahel Jr. testará as opções, e, possivelmente, definirá o onze titular para o jogo contra a Portuguesa.
Se vencer, o Velo Clube, mesmo assim, não tomará a liderança da Portuguesa, mas poderá assumir o segundo lugar isolado da Série A2, caso haja derrotas de Linense e Oeste na rodada.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Ale Vianna/C.A. Juventus