O Velo Clube está a um empate de uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista Série A2. No último sábado (23), o Rubro-Verde bateu por 2×1, o São José EC SAF, em jogo disputado no estádio Benito Agnello Castellano, válido pela 1ª. rodada de duas, da fase quartas de final. O próximo e decisivo jogo será nesta quarta-feira (27), na casa do adversário
Na partida disputada no Benitão, o Velo Clube começou melhor e poderia ter aberto o placar logo a 8 minutos em chute do lateral direito Mizael que exigiu ótima defesa do goleiro Ariel do São José. Aos 19, o atacante Maycon Aquino, do São José, arriscou de fora da área e a bola passou perto da trave de Gabriel Félix.
Veio o segundo tempo e brilhou a estrela do camisa 10 Felipinho, do Velo Clube. Aos 12 minutos ele recebeu a bola na entrada da área e bateu rasteiro, bem colocado, fora do alcance de Ariel, para marcar seu oitavo gol do campeonato.
Em vantagem no placar, o Velo Clube seguiu pressionando. Falta na entrada da área, Felipinho ajeita com capricha e o lateral esquerdo Léo Campos solta a bomba de pé de esquerdo, indefensável para Ariel. Velo Clube 2 x 0 e explosão de alegria dos mais de 2 mil torcedores velistas presentes ao Benitão.
Tendo diante de si uma equipe forte, apontada por muitos como candidata ao acesso e ao título, o Velo Clube com vantagem no marcador redobrou os cuidados defensivos e se posicionou para o contra-ataque. O técnico Guilherme Alves, visando renovar o fôlego do ataque rubro-verde, sacou o estreante Caio Mancha e colocou em seu lugar o valente Mayco Félix e trocou Lucas Duni por Rian. Na defesa, Ló Campos, autor de um lindo gol de falta, como há muito não se vê no futebol, cedeu lugar para Samoel Pizzi e o incansável Martinelli foi substituído pelo estreante Anderson Recife.
A estratégia teria dado 100% certo, não fosse novo erro grosseiro da arbitragem contra o Velo Clube neste campeonato da Série A2. A exemplo do que já havia acontecido na partida contra o XV de Piracicaba, na primeira fase, o árbitro José Claudio Rocha Filho, desta feita atuando no VAR validou um gol impedido do São José, cujo impedimento inclusive, havia sido marcado pelo árbitro de campo, Gabriel Henrique Meira Bispo, quando o atacante Jackson, do São José, botou a bola para o fundo da rede do Velo Clube já nos acréscimos da segunda etapa.
Final de jogo no Benitão, disputado debaixo de uma chuva fraca porém intermitente, Velo Clube 2 x 1 São José. Resultado muito bom e importante para o Velo que, agora, tem a vantagem do empate no segundo e decisivo jogo das quartas de final, marcado para a próxima quarta-feira (27), às 20 horas, no estádio Mário Martins Pereira, em São José dos Campos.
Em caso de vitória do São José por um gol de diferença, qualquer que seja o placar, a decisão da vaga será na disputa de pênaltis. Porém, se o São José vencer por dois ou mais gols de diferença estará classificado para a semifinal. Os semifinalistas disputarão o acesso e a vaga para a grande decisão do título, em dois jogos, atuando como mandante o segundo jogo, a equipe com melhor campanha.
Confira as escalações do jogo Velo Clube 2 x 1 São José:
Velo Clube: Gabriel Félix; Julio Vaz, Rafael Goiano, Lucas Cezane e Léo Campos (Samuel Pizzi); Norton, Mizael, Martinelli (Anderson Recife) e Felipinho; Caio Mancha (Mayco) e Lucas Duni (Rian). Técnico: Guilherme Alves
São José: Ariel; Léo Pereira, Léo Gobo (Jackson), Lázaro e Rafael Verrone; Gustavo Nicola (Jeferson), Nicholas (Jean Lucca), Abreu e Marzagão; Serafim (Luan Santos) e Maikon Aquino (Carlos Alberto) Técnico: Ricardo Costa.
A renda no Benitão atingiu a marca de R$50.080,00 para um público pagante de 2.151 torcedores.
Por Geraldo Costa Jr. / Fotos: @carol_custanari