Em seu oitavo jogo no Campeonato Paulista da Série A2, o Velo Clube perdeu para o São Caetano no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, pelo placar de 2×0.
Não foi uma jornada feliz do onze velista. O Rubro-Verde até começou bem o jogo e deu a impressão de que chegaria à vitória, mesmo atuando fora de casa.
A equipe comandada pelo técnico Alberto Félix teve duas boas oportunidades para marcar o gol no início da partida. A primeira com o volante Franco, em um chute de fora da área que exigiu grande intervenção do goleiro João Lucas do Azulão de São Caetano. A segunda, em cruzamento do lateral direito Ynaiã, que o atacante velista Léo Castro subiu e cabeceou para o chão, mas novamente João Lucas esticou-se para a defesa e evitar o que seria o primeiro gol do Velo.
Mas, então, no momento em que o Velo era melhor em campo, aos 11 minutos da etapa inicial, após escanteio da direita, a zaga do Velo rebateu parcialmente para fora da área, a bola sobrou para o lateral Jonatha, do São Caetano, que cruzou, o goleiro velista Lucas Gomes saiu para socar a bola, mas atrapalhou-se com seus zagueiros e a bola sobrou limpa na segunda trave para o atacante Pablo apenas ter o trabalho de concluir a jogada com um leve toque e abrir o placar a favor do São Caetano.
Antes do término do 1º tempo, o São Caetano ainda mandou uma bola na trave em chute forte de longa distância do lateral direito Jonatha. Final do da 1ª etapa: São Caetano 1 x 0 Velo Clube.
Nos 45 minutos iniciais, mais acréscimos, o Velo teve mais posse de bola, marcou mais presença no ataque que a equipe mandante, porém, errou bastante na parte final das jogadas e nas conclusões.
Veio o segundo período e o técnico Alberto Félix fez alterações na equipe velista de modo a torná-la mais ofensiva, porém, nenhuma delas, surtiu o efeito desejado, com exceção do atacante Douglas Skilo, que entrou no lugar do volante Ítalo e tentou boas jogadas pelo lado esquerdo do ataque do Velo, causando alguma preocupação na defensiva adversária.
Também entraram no time do Velo, Danilo no lugar de Felipinho e Bruno Ritter no lugar de Denner Nascimento, além de Clevinho que substituiu o centro avante Léo Castro.
Indo ao ataque por vezes de maneira desordenada, o Velo se expunha naturalmente aos contra-ataques do São Caetano. E foi em um deles, já nos acréscimos da etapa derradeira de jogo, que Anderson Magrão, o mais avançado homem do ataque do Azulão, recebeu o lançamento em profundidade, ganhou a disputa no mano a mano com o zagueiro velista Juan Sosa, invadiu a área e bateu rasteiro, forte, cruzado, sem chance de defesa para o arqueiro Lucas Gomes, do Velo. São Caetano 2×0 no placar e pá de cal nas esperanças do Velo Clube de conseguir ao menos um empate.
Na próxima rodada, a nona da competição, o Velo terá o Rio Claro FC pela frente, no tradicional dérbi rioclarense, que será disputado no estádio Schmidtão, sábado (11), às 15 horas. Com a derrota para o São Caetano, o Velo saiu do G8 e agora ocupa o 9º. lugar na tabela de classificação com 10 pontos ganhos.
Escalações:
São Caetano: João Lucas, Jonatha, Pablo (Lucão), Gui Tavares e Paulo Henrique; Lucas Silva, Gerley (Bruno Motta) e Regis (Lobato); Diego Barbosa (Álamo), Anderson Magrão e Francis (Coutinho). Técnico: Ângelo Foroni.
Velo Clube: Lucas Gomes, Ynaiã, Betão, Juan Sosa e Matheus Nunes; Ítalo (Douglas Skilo), Franco, Denner Nascimento (Bruno Ritter) e Felipinho (Danilo); Thiago Rubim e Léo Castro (Clevinho). Técnico: Alberto Félix.
Público: 374 pagantes e Renda: R$ 4.190,00
Reforços
Para a sequência do Campeonato Paulista da Série A2, o Velo Clube reforça o time com duas novas aquisições, o goleiro Gabriel Félix e o meia JP Izeppe, confira nesta edição, na coluna “O Assunto é Dérbi”.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Luciano Luiz